O que foi a Marcha para o Oeste no Brasil como e quando aconteceu?
Índice
- O que foi a Marcha para o Oeste no Brasil como e quando aconteceu?
- O que motivou e favoreceu a Marcha para o Oeste?
- Quando começou a Marcha para o Oeste?
- Qual o significado da marcha para o oeste?
- Quais as principais ações da marcha?
- Como a construção de Brasília pode ser entendida como uma marcha para o oeste?

O que foi a Marcha para o Oeste no Brasil como e quando aconteceu?
Durante o Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas empreendeu a chamada Marcha para o oeste em 1938, diante da situação deixada pelo governo da República Velha, em que a economia e a população estavam concentradas nas regiões litorâneas do Sul e Sudeste.
O que motivou e favoreceu a Marcha para o Oeste?
A necessidade do Norte, em fase de industrialização, de conseguir matérias-primas e alimentos; A corrida do ouro; A conquista de áreas de pastagens para os rebanhos; A construção de ferrovias, que permitia a aplicação lucrativa de capitais e integrava os mercados, assegurando o comércio para a produção agrícola.
Quando começou a Marcha para o Oeste?
A Marcha para o Oeste nos Estados Unidos ocorreu na segunda metade do século XIX, sobretudo após o fim da Guerra de Secessão, em 1865.
Qual o significado da marcha para o oeste?
- Nota: Para outros significados, veja Marcha para o Oeste (EUA). Cartaz da década de 1930 incentivando a população brasileira a se mudar para a recém-fundada capital do estado de Goiás, Goiânia. Mapa da densidade demográfica do Brasil em 2008.
Quais as principais ações da marcha?
- Por esse motivo, uma das principais ações da marcha era a construção de malhas rodoviárias. Inicialmente a marcha tinha a proposta de começar a urbanização pelo Oeste e depois para o Norte, a primeira foi feita, porém a última região não teve êxito.
Como a construção de Brasília pode ser entendida como uma marcha para o oeste?
- A construção de Brasília pode ser entendida como uma nova "Marcha para o Oeste", já que deslocou populações (os chamados "candangos", principalmente migrantes nordestinos) para os sertões e possibilitou que os equipamentos da vida urbana chegassem a uma região que os desconhecia.