adplus-dvertising

Qual o princípio da Otan?

Índice

Qual o princípio da Otan?

Qual o princípio da Otan?

Introdução. A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada durante a Guerra Fria e consiste em uma aliança intergovernamental militar entre os países do bloco capitalista. Essa organização tinha por objetivo principal que seus países membros fornecessem apoio e defesa militares uns aos outros.

O que a OTAN defende atualmente?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.

Como foi fundada a OTAN?

  • Leia também: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) A Otan foi fundada no contexto de bipolaridade da Guerra Fria, em 1949, que envolveu Estados Unidos e União Soviética em conflitos ideológicos e políticos.

Qual o Novo Conceito Estratégico da OTAN?

  • Com a dissolução da União Soviética e do Pacto de Varsóvia em 1991, a OTAN criou um novo conceito estratégico, já que não havia mais um “inimigo” para combater. Assim, o novo plano garantiu a ampliação das alianças militares.

Qual a sigla da OTAN?

  • Criada no contexto da Guerra Fria, em 1949, essa organização tem como um de seus pilares garantir a segurança de seus países-membros, que pode ocorrer de forma diplomática ou com o uso de forças militares. Vale lembrar que, em inglês, a sigla da Otan é Nato — North Atlantic Treaty Organization.

Quais são os países-membros da OTAN?

  • Mapa com os países-membros da Otan. Em seguida, temos os Representantes Militares e as Delegações da Otan. O primeiro é composto por Chefes de Defesa dos países-membros. Ao ser delegada uma missão militar, esses chefes cedem militares voluntários, que vão para a missão e retornam aos seus respectivos países quando ela acaba.

Postagens relacionadas: