adplus-dvertising

O que foi a Operação Condor e qual era o seu objetivo *?

Índice

O que foi a Operação Condor e qual era o seu objetivo *?

O que foi a Operação Condor e qual era o seu objetivo *?

A Operação Condor, formalizada em reunião secreta realizada em Santiago do Chile no final de outubro de 1975, é o nome que foi dado à aliança entre as ditaduras instaladas nos países do Cone Sul na década de 1970 — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — para a realização de atividades coordenadas, de ...

O que foi a Operação Condor e como ela repetiu no ambiente político brasileiro?

A Operação Condor foi um acordo de colaboração entre os aparelhos de repressão dos Estados da América Latina onde vigoravam regimes militares. Entre esses países, estavam Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Brasil, à época em que neles prevaleciam regimes políticos comandados por militares.

O que foi a Operação Condor no período da ditadura?

A Operação Condor ou Plano Condor foi um sistema de troca de informações e prisioneiros entre as ditaduras de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Esta aliança foi estabelecida formalmente em 25 de novembro de 1975, mas já funcionava desde a década de 60.

Quem foi o fundador da Operação Condor?

  • O encontro fundador da Operação Condor foi promovido pela Direção de Inteligência Nacional (DINA), principal órgão de repressão da ditadura no Chile, na época chefiada pelo coronel Manuel Contreras.

Quais os países participantes da Operação Condor?

  • Países participantes da Operação Condor. Em verde: membros ativos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai). Em verde claro: membros esporádicos (Colômbia, Peru, Venezuela). Em azul: Estados Unidos Tipo Operação secreta Localização América do Sul: Planejado por Argentina Bolívia Brasil Chile Estados Unidos [1] [2] [3]

Qual a contribuição dos norte-americanos para a Operação Condor?

  • O manuseio do aparelho foi ensinado pelo exército norte-americano. Foi o principal meio de comunicação da Operação Condor. Vale ressaltar que ela orientou que diversos militares torturassem os prisioneiros. A contribuição dos norte-americanos durou até o Jimmy Carter ocupar o cargo de presidente dos EUA em 1977.

Postagens relacionadas: