O que foi a Guerra dos Canudos resposta?
Índice
- O que foi a Guerra dos Canudos resposta?
- Como Canudos foi controlado?
- O que Antônio Conselheiro fez no final do século XIX?
- Como terminou a Guerra de Canudos marque a alternativa correta?
- O que aconteceu em Canudos?
- Quais foram as causas da guerra de Canudos?
- Quando foi realizada a destruição de Canudos?
- Como era a cidade de Canudos?
- Como se instalou o conselheiro em Canudos?

O que foi a Guerra dos Canudos resposta?
Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 18, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (18).
Como Canudos foi controlado?
Porém, na quarta tentativa, o governo da Bahia pediu ajuda para as tropas federais enfrentarem o sertão baiano. Então, o arraial foi massacrado de forma brutal, causando a morte de crianças, mulheres e idosos. Consequentemente o movimento foi controlado e Antônio Conselheiro foi morto em 22 de setembro de 1897.
O que Antônio Conselheiro fez no final do século XIX?
Em 1893, Antônio Conselheiro e seus seguidores decidiram fundar um povoado comunitário. O lugar ficou conhecido como Belo Monte e foi instalado na fazenda Canudos, no norte da Bahia. Lá, a economia era baseada no coletivo e, assim sendo, todos trabalhavam pelo bem comum e sustento do grupo.
Como terminou a Guerra de Canudos marque a alternativa correta?
O resultado da ofensiva foi a legitimidade do massacre de até 20 mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminoucom a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.
O que aconteceu em Canudos?
A Guerra de Canudos foi um confronto entre os moradores da cidade de Canudos e o Exército Brasileiro, no qual mais de 25 mil pessoas foram mortas. A cidade era um vilarejo na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, um líder religioso, e ali moravam seus seguidores.
Quais foram as causas da guerra de Canudos?
- Causas da Guerra de Canudos O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam do sertão nordestino. Em pouco tempo, o lugar reuniu 25.000 pessoas constituindo, segundo os latifundiários, em foco de monarquistas que desejavam derrubar a recém-instaurada república.
Quando foi realizada a destruição de Canudos?
- Foi então organizada nova expedição, com mais de 5000 homens sob o comando do general Artur Oscar, com a ordem de destruir Canudos. Após intenso bombardeio de canhão, a missão foi cumprida. Canudos foi totalmente destruído em 5 de outubro de 1897. A destruição de Canudos foi completa e milhares de camponeses morreram no conflito.
Como era a cidade de Canudos?
- Neste lugar ergueram a “cidade santa de Belo Monte”, que se transformou num refúgio para os miseráveis da região. Canudos era uma comunidade onde inexistiam diferenças sociais, onde os rebanhos e as lavouras pertenciam a todos. Esse modelo sócio econômico atraía milhares de sertanejos.
Como se instalou o conselheiro em Canudos?
- Depois de peregrinar pelos sertões de Pernambuco e Sergipe, Conselheiro andou pelo interior da Bahia e, se instalou em Canudos. Neste lugar ergueram a “cidade santa de Belo Monte”, que se transformou num refúgio para os miseráveis da região.