Qual era o objetivo da Guerrilha do Araguaia?
Índice
- Qual era o objetivo da Guerrilha do Araguaia?
- Quando ocorreu a Guerrilha do Araguaia?
- O que era e onde ocorreu a chamada Guerrilha do Araguaia?
- Quais eram os principais objetivos da guerrilha?
- Quais as consequências da guerrilha do Araguaia?
- O que foi a guerrilha rural?
- Quem organizou a Guerrilha do Araguaia?

Qual era o objetivo da Guerrilha do Araguaia?
O objetivo dessa estratégia era instaurar um estado de “guerra popular prolongada” na região Norte do Brasil e, a partir disso, tentar tomar o poder no país.
Quando ocorreu a Guerrilha do Araguaia?
19 Guerrilha do Araguaia/Períodos
O que era e onde ocorreu a chamada Guerrilha do Araguaia?
Guerrilha do Araguaia foi um movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970.
Quais eram os principais objetivos da guerrilha?
* Por meio de uma luta realizada em área rural de forma semelhante à que ocorreu na China, o objetivo dos guerrilheiros era criar uma zona livre no sul do Pará, mobilizar a população e fazer uma revolução para depor o regime. ... Foi a maior mobilização das Forças Armadas do Brasil desde a Segunda Guerra Mundial.
Quais as consequências da guerrilha do Araguaia?
Ao menos 17 moradores desapareceram em dois anos de campanha militar e centenas foram interrogados de forma brutal. Os militares abriram estradas operacionais, evacuaram os moradores da área – destruindo suas plantações e casas sob acusação de serem cúmplices dos guerrilheiros.
O que foi a guerrilha rural?
A guerrilha foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), que, desde meados dos anos 1960, já mantinha militantes na região do conflito. O objetivo do PC do B era angariar apoio da população local para, a partir do campo, enfrentar a ditadura, derrubá-la, tomar o Estado e fazer a revolução.
Quem organizou a Guerrilha do Araguaia?
Organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) a guerrilha do Araguaia, a priori, foi um movimento de luta armada entre os comunistas e militares.