O que foi a Guerra do Peloponeso e quais foram seus principais acontecimentos?
Índice
- O que foi a Guerra do Peloponeso e quais foram seus principais acontecimentos?
- O que foram as Guerras Médicas e do Peloponeso?
- Quais foram as consequências da Guerra de Peloponeso?
- O que foi a Guerra do Peloponeso e qual sua principal consequência para a cidade de Atenas?
- Quais foram as principais guerras da Grécia antiga?
- Qual a origem da guerra grega?
- Quando começou a guerra entre Atenas e Corinto?
- Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?

O que foi a Guerra do Peloponeso e quais foram seus principais acontecimentos?
A Guerra do Peloponeso colocou Atenas e Esparta frente à frente no campo de batalha pela hegemonia da Grécia. ... Os espartanos contaram com o apoio dos persas e, aproveitando-se da indecisão dos atenienses, venceram o embate. A Guerra do Peloponeso contribuiu para o enfraquecimento das cidades gregas.
O que foram as Guerras Médicas e do Peloponeso?
As Guerras Médicas foram os conflitos que aconteceram entre gregos e persas no começo do século V a.C. Após esse conflito e o crescimento da rivalidade entre Atenas e Esparta ocorreu a Guerra do Peloponeso entre 431-404 a.C. que contribuiu para o enfraquecimento da região e facilitou o domínio macedônio.
Quais foram as consequências da Guerra de Peloponeso?
Guerra do Peloponeso colocou em confronto dois mundos: Atenas (cultura, democracia, comércio marítimo) x Esparta (militarismo, oligarquia, agricultura). Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.
O que foi a Guerra do Peloponeso e qual sua principal consequência para a cidade de Atenas?
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 4 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.
Quais foram as principais guerras da Grécia antiga?
Guerras Médicas (4 a.C.) Guerra do Peloponeso (4 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (3 a.C.)
Qual a origem da guerra grega?
- A guerra teve origem na aliança realizada pelas cidades-Estado gregas com o objetivo de enfrentar os persas durante as Guerras Médicas, no século V a.C. Após a expulsão dos persas, Atenas se impôs com seu poderio militar às demais pólis.
Quando começou a guerra entre Atenas e Corinto?
- Frente ao domínio ateniense, diversas cidades-Estado que se mantinham aristocráticas aliaram-se a Esparta, na Confederação do Peloponeso. A tensa situação entre os dois grupos transformou-se em guerra em 431 a.C., quando em decorrência de uma disputa comercial, Atenas e Corinto entraram em conflito frontal.
Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?
- Guerra do Peloponeso, é considerada por muitos o maior conflito armado da história da Grécia Antiga. Entenda o que foi e quais as consequências da disputa entre Atenas e Esparta. A Guerra do Peloponeso foi um dos maiores conflitos armados da história da Grécia Antiga.