adplus-dvertising

Como era a sociedade na Idade Média?

Índice

Como era a sociedade na Idade Média?

Como era a sociedade na Idade Média?

A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses.

Qual foi o início da Idade Média?

  • O início da Idade Média foi um processo marcado pela crise do escravismo no Império Romano; A relação romano-bárbaro-cristianismo caracterizou as dinâmicas socioculturais durante toda a Alta Idade Média; O aumento populacional e o renascimento comercial e urbano impulsionaram a crise do sistema feudal, determinando o fim da Idade Média;

Quais são as principais características da Baixa Idade Média?

  • Baixa Idade Média. Neste período, destacam-se como principais processos históricos: Renascimento comercial e urbano, surgimento das primeiras universidades, Cruzadas, Inquisição, Peste Negra, Guerra dos Cem Anos, Crise do sistema feudal e Tomada de Constantinopla. As principais características da Idade Média.

Qual a cultura da Alta Idade Média?

  • A cultura da Alta Idade Média estava concentrada nos mosteiros. A produção da Antiguidade Clássica foi guardada, e os monges copistas tinham a missão de copiar os textos antigos para que não se perdessem com o tempo. O acesso às bibliotecas dos mosteiros era restrito e o trabalho era manual.

Quais foram as características do período medieval?

  • O período medieval foi dividido em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. Veja abaixo as principais características de cada período: A Alta Idade Média foi um período de instabilidade e insegurança generalizada, que se estendeu do século V ao século IX. Nesse período destacam-se:

Postagens relacionadas: