O que é o caso de Minamata?

O que é o caso de Minamata?
A doença de minamata afeta o sistema nervoso e o cérebro, causando dormência nos membros, fraqueza muscular, deficiência visual, dificuldades de fala, paralisia, deformidades e morte. O metilmercúrio também ataca o feto durante a gestação. Até mesmo o feto de mães aparentemente saudáveis pode ser gravemente afetado.
Onde ocorreu o desastre de Minamata?
A doença de Minamata tem seu nome derivado da cidade costeira japonesa de Minamata, localizada ao sul da província de Kumamoto, Japão, cidade que sofreu o pior desastre ambiental da história em uma cadeia alimentar provocado pela poluição industrial.
Qual a principal importância desse caso ocorrido no Japão?
O terremoto de Fukushima de 2011 foi um evento sísmico ocorrido no Japão. É considerado o maior tremor de terra já registrado no território japonês. ... O terremoto de Fukushima gerou uma grande volume de perdas materiais e humanas, e cerca de 20 mil pessoas perderam a vida em razão desse tremor e suas consequências.
Quais os países envolvidos na convenção de Minamata?
Minamata impõe metas que o Brasil deve cumprir até 2020. O Brasil não produz mercúrio. No período de uma década antes de ratificar a convenção, o país importou 88,4 toneladas de mercúrio metálico. Cinco países _ Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Quirquistão e Japão _ foram os que mais exportaram para o Brasil.
Porque aconteceu o terremoto no Japão?
Terremotos ocorrem quase que diariamente no Japão, que se localiza na junção de várias placas tectônicas que estão em constante movimentoː do Pacífico, norte-americana, Eurasiática e das Filipinas.
Porque ocorrem tsunamis no Japão explique?
TREMOR DE PLACAS Regiões que sofrem com sismos estão localizadas no encontro das placas — o Japão, por exemplo, é ponto de encontro de três, a Euroasiana, a das Filipinas e a do Pacífico. Quando o fenômeno acontece no fundo do mar, a energia liberada passa para a água e forma as ondas da tsunami.