O que foi o DIP e qual sua função no governo Vargas?

O que foi o DIP e qual sua função no governo Vargas?
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.
Qual o principal aliado do governo de Vargas para o povo?
- O governo de Vargas tinha no DIP seu principal aliado para a construção da imagem do presidente para o povo. O governo que se inicia de maneira autoritária mediante um golpe sobre Júlio Prestes (presidente eleito no pleito de 1930), e se mantém no governo implantando uma ditadura em 1937, precisava formar sua imagem junto à população.
Como censurar a oposição ao governo de Vargas?
- Qualquer crítica ou manifestação de oposição ao governo era censurada. Dessa forma, Vargas conseguia abafar as contestações e oposições políticas e culturais ao seu governo. - Fazer propaganda positiva do governo Vargas, divulgando ações que enalteciam a figura do presidente e a ideologia política do Estado Novo.
Qual foi a era de Vargas?
- A Era Vargas foi um momento de definição e construção da cultura nacional. O empenho do governo federal em decidir o que entrava no rol da cultura e o que seria deixado de fora é sentido em várias esferas.
Como funcionava o DIP no Estado Novo?
- Já no Estado Novo, no início de 1938, o DPDC transformou-se no Departamento Nacional de Propaganda (DNP), que finalmente deu lugar ao DIP. O DIP possuía os setores de divulgação, radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa.