Qual era o objetivo do governo brasileiro ao incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil?
Índice
- Qual era o objetivo do governo brasileiro ao incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil?
- Quantos imigrantes entraram no Brasil nesse período?
- Qual a política de incentivo à imigração?
- Qual a contribuição do imigrante para a atividade brasileira?
- Quais os principais grupos de imigrantes no Brasil?

Qual era o objetivo do governo brasileiro ao incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil?
O processo de imigração no Brasil começou a partir de 1850 com o fim do tráfico de pessoas escravizadas. Querendo apagar a herança escravocrata brasileira, o governo passa a estimular a entrada de imigrantes europeus, a fim de promover o "branqueamento" da população.
Quantos imigrantes entraram no Brasil nesse período?
- Após a abolição, em apenas dez anos (de 18) entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888). Acentua-se também a diversificação por nacionalidades das correntes migratórias, fato que já ocorria nos últimos anos do período anterior.
Qual a política de incentivo à imigração?
- Para atrair os estrangeiros, pagavam-se as passagens de navios e eram oferecidos alojamentos temporários até o imigrante arrumar trabalho. No século 20, essa política de apoio à imigração passaria por altos e baixos. Em 1902, por exemplo, uma crise na indústria cafeeira levou à redução dos incentivos aos estrangeiros.
Qual a contribuição do imigrante para a atividade brasileira?
- Ao imigrante devem-se ainda outras contribuições em diferentes setores da atividade brasileira. Uma das mais significativas apresenta-se no processo de industrialização dos estados da região Sul do país, onde o artesanato rural nas colônias cresceu até transformar-se em pequena ou média indústria.
Quais os principais grupos de imigrantes no Brasil?
- Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira.