adplus-dvertising

O que causou a separação da Pangeia?

Índice

O que causou a separação da Pangeia?

O que causou a separação da Pangeia?

O Pangeia começou a fraturar-se, primeiro se dividiu em dois grandes continentes, Laurásia e Gondwana. Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar de Tétis. Laurásia e Gondwana continuaram então a fraturar-se ao longo dos tempos, dando origem aos atuais continentes.

Como seria se os continentes não tivessem se separado?

Haveria uma massa de terra tão imensa que seu centro jamais seria tocado pelos ventos úmidos. Com toda a certeza, proliferariam os desertos e eles seriam muito maiores e mais inóspitos que o Saara. O Brasil, por exemplo, seria árido como o Afeganistão.

Será que os continentes não tivessem se separado?

  • Os continentes não tivessem se separado? A Pangea foi um imenso continente que existiu entre 2 milhões de anos atrás, numa época em que o mundo era habitado pelos dinossauros.

Qual o lugar ideal para pesquisar a separação dos continentes?

  • A Etiópia é um lugar ideal para pesquisar a separação dos continentes, pois lá se deu a fissura entre a África e a Arábia, entre 26 e 29 milhões de anos atrás, e continua até hoje. Os cientistas conseguem observar, atualmente, brechas em direção ao sul e o chão do mar se espalhando para o norte.

Como os continentes se deslocaram?

  • Os mapas mostram o que os geólogos pensam sobre o modo como os continentes se deslocaram e se afastaram, até formarem as massas de terra que conhecemos atualmente. No hemisfério sul, há cerca de 250 milhões de anos, no período chamado Jurássico, as correntes de convecção dividiram em pedaços o megacontinente Gondwana.

Qual a origem desse supercontinente?

  • Os geólogos pensam que há cerca de 325 milhões de anos toda a terra deste planeta estava unida num "supercontinente", a que chamaram Pangeia. Mas, à medida que as placas se deslocaram, a terra deste supercontinente começou lentamente a separar-se. Chama-se a este movimento a deriva dos continentes.

Postagens relacionadas: