adplus-dvertising

Qual é o limite da dedução do incentivo do PAT Programa de Alimentação do Trabalhador no imposto de renda de pessoa jurídica?

Índice

Qual é o limite da dedução do incentivo do PAT Programa de Alimentação do Trabalhador no imposto de renda de pessoa jurídica?

Qual é o limite da dedução do incentivo do PAT Programa de Alimentação do Trabalhador no imposto de renda de pessoa jurídica?

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) A dedução direta no imposto, relativa ao incentivo ao PAT, fica limitada a 4% do Imposto de Renda. A participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% do custo direto da refeição.

Como funciona o PAT em dobro?

1º da Lei nº 6.321/76 [1], combinado com o art. 5º da Lei nº 9.532/97 [2], as pessoas jurídicas poderão deduzir, do lucro tributável para fins do imposto sobre a renda, o dobro das despesas comprovadamente realizadas no período base em programas de PAT, dedução esta limitada a 4% do imposto devido.

Quais os benefícios fiscais do PAT?

Toda empresa que realiza seu cadastro no PAT tem direito a isenção de encargos sociais (INSS e FGTS) sobre o valor do benefício. Ao declarar imposto de renda pelo lucro real, sua empresa ainda pode contar com a dedução do incentivo fiscal por refeição cedida, limitada a 4% do imposto devido.

Como lançar o PAT na parte B do Lalur?

Configuração para registrar automaticamente na Parte B os valores do Incentivo Fiscal PAT

  1. PARÂMETROS, acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; ...
  2. BASE NEGATIVA E PARTE B: acesse o menu ARQUIVOS e clique em BASE NEGATIVA E PARTE B para cadastrar uma conta para registrar o incentivo fiscal na PARTE B.

Qual o limite do PAT a ser deduzido diretamente do IRPJ?

LIMITE DE DEDUÇÃO Desde 01.01.1998, a dedução direta no imposto, relativa ao incentivo ao PAT, fica limitada a 4% (QUATRO POR CENTO),do Imposto de Renda (sem a inclusão do adicional).

Como contabilizar o valor do PAT?

CONTABILIZAÇÃO DO PAT - PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. Os gastos realizados com o PAT deverão ser contabilizados em contas específicas de custos e despesas operacionais. A parte relativa à participação dos trabalhadores no programa será contabilizada como recuperação de custos ou despesas.

Como funciona o PAT no Lalur?

Cadastrando sua empresa no PAT, você pode contar com a isenção de encargos sociais (INSS, FGTS, entre outros) sobre o valor do benefício. Além disso, as empresas que declaram o Imposto de Renda pelo lucro real podem contar com a dedução do incentivo fiscal por refeição cedida, limitada a 4% do imposto devido.

Quais são os incentivos fiscais oferecidos para as empresas que estão cadastradas no PAT Programa de Alimentação do Trabalhador?

PAT. Muitas empresas que sabem o que são os incentivos fiscais optam por se inscreverem no Programa de Alimentação do Trabalhador, que reduz em até 4% a Contribuição Sindical e o Imposto de Renda (IR).

Quais as desvantagens do PAT?

Além disso, a empresa credenciada no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) pode abater no Imposto de Renda 4%. A desvantagem é que na dedução do imposto de renda apurado com base no lucro arbitrado ou no lucro presumido não é permitido o abatimento fiscal.

Como lançar o PAT no Lalur?

Desde 01.01.1998, a dedução direta no imposto, relativa ao incentivo ao PAT, fica limitada a 4% (QUATRO POR CENTO),do Imposto de Renda (sem a inclusão do adicional)....LUCRO REAL: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT)
Veja outros benefícios para sua empresa:Veja alguns benefícios para seus funcionários:
Aumento da produtividade;Alimentação de melhor qualidade;

Quais são as empresas contempladas no Pat?

  • Atualmente, conforme dados divulgados no site da VB, o PAT conta com mais de 148 mil empresas cadastradas e mais de 14 milhões de trabalhadores contemplados. Esses números correspondem a um crescimento anual de 4,1% em relação aos funcionários e 6,9% referente às empresas.

Quais são os benefícios do Pat?

  • Em tese, o PAT foi pensado para promover qualidade de vida e saúde nutricional dos trabalhadores com renda de até 5 salários mínimos. Porém, quem recebe acima desse teto também pode ser contemplado, desde que a empresa garanta os benefícios aos que recebem menos e que os valores sejam equivalentes para todos.

Qual o valor do incentivo fiscal para alimentação do trabalhador?

  • Para efeito de utilização do incentivo fiscal relativo aos Programas de Alimentação do Trabalhador (PAT), a IN SRF 16/1992 fixou o custo máximo por refeição em 3,00 UFIR e dispôs, ainda, que o valor do incentivo fiscal por refeição dedutível do Imposto de Renda deve ser calculado mediante a aplicação da alíquota do imposto sobre 2,40 UFIR.

Qual a essência do Pat?

  • Na verdade, a essência do PAT é privilegiar a qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente daqueles cujos rendimentos não passam de 5 salários mínimos. Também é possível atender quem tem renda mais alta, mas o valor, como dissemos anteriormente, deve ser o mesmo para todos os funcionários, independentemente do tempo de trabalho.

Postagens relacionadas: