Quando o MEI tem que emitir nota fiscal?
Quando o MEI tem que emitir nota fiscal?
O MEI emite Nota Fiscal apenas em operações que envolvam pessoas jurídicas, independentemente do serviço, valor da mercadoria ou contrato assinado. Ou seja, o Microempreendedor Individual não tem a necessidade de emitir Nota Fiscal para o cliente final, apenas quando o consumidor for uma outra empresa ou órgão público.
Por que você não emitir nota fiscal?
- Se você não emitir nota fiscal, poderá ter sérios problemas com o fisco. É seu dever prestar contas e pagar os seus devidos impostos. Porém, não basta gerar a NF-e, é preciso fazer isso de forma adequada. Isso quer dizer que você precisa saber o tipo de nota fiscal a ser emitida, o valor e as exigências da prefeitura ou Sefaz.
Qual a obrigatoriedade de emitir nota fiscal eletrônica?
- Qualquer empresa que tenha atividade de transformação, como industrias, fábricas etc, está obrigada a emitir Nota Fiscal Eletrônica. Quase a totalidade das demais empresas que vendam para pessoas físicas ou jurídicas são obrigadas a emitir Nota Fiscal Eletrônica.
Qual a obrigação de todo empreendedor emitir nota fiscal?
- É obrigação de (quase) todo empreendedor emitir nota fiscal. E, para isso, você precisa dos dados exigidos pela Secretaria da Fazenda (nos casos da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e da Nota Fiscal de Produto Eletrônica) ou pela Prefeitura (no caso da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica).
Qual a importância da nota fiscal?
- Qual é a importância da nota fiscal? A nota fiscal serve para documentar qualquer tipo de venda, seja no ambiente online ou físico. É por meio dela que o Fisco inspeciona as empresas e faz a tributação sobre cada operação.