adplus-dvertising

Quais os fatores de risco para a endometriose?

Índice

Quais os fatores de risco para a endometriose?

Quais os fatores de risco para a endometriose?

Em casos muito avançados, a paciente pode sofrer uma obstrução ou até mesmo uma perfuração intestinal, e este quadro pode gerar graves consequências à saúde. Ainda, se a endometriose ocorrer na bexiga ou no ureter, da mesma forma, pode haver obstrução do ureter, o que fará o rim se dilatar e comprometer a função renal.

Como se comporta a endometriose?

  • Na verdade, apesar de não caracterizar uma doença maligna, a endometriose se comporta de modo parecido, no sentido de que as células crescem fora de seu lugar habitual. Embora, na maioria das vezes, esse crescimento não tenha consequências letais, acaba provocando muitos incômodos.

Quando ocorre a endometriose profunda?

  • Endometriose profunda. A endometriose profunda ocorre quando os focos da doença infiltram-se na parede de um órgão ou estrutura por mais de cinco milímetros (0,5 cm). Dentro deste tipo, é possível encontrar a endometriose de septo retovaginal (tecido que separa a vagina do reto).

Será que a endometriose é um câncer?

  • A endometriose é capaz de afetar até mesmo tecidos distantes, como o pulmão, o nervo ciático e o diafragma. No entanto, é importante destacar que, a doença não se espalha como um câncer, ou seja, o fato de surgir em outras regiões não é necessariamente sinal de agravamento.

Qual é a endometriose no ovário?

  • A endometriose no ovário, ou ovárica, é das apresentações mais frequentes na prática clínica, porque consiste num quisto ou cisto no ovário, ou vários, com uma imagem ecográfica característica, por isso de mais fácil reconhecimento e que leva a elevada suspeição do diagnóstico.

Postagens relacionadas: