adplus-dvertising

Como é o funcionamento de um reator nuclear?

Índice

Como é o funcionamento de um reator nuclear?

Como é o funcionamento de um reator nuclear?

O reator nuclear converte a energia nuclear advinda da fissão do urânio em energia térmica para que, consequentemente, esta possa ser transformada em energia mecânica e elétrica. O núcleo atômico do urânio absorve nêutrons que foram lançados contra ele e então é capaz de passar pelo processo de fissão.

Por que o reator nuclear fica dentro da água em um reservatório com alta pressão?

A energia gerada em forma de calor faz com que a temperatura da água se eleve no interior do reator, a ponto de ela ser transformada em vapor. Esse vapor aciona uma turbina, que gera a energia elétrica.

Qual a função dos reatores nucleares?

Os reatores nucleares foram desenvolvidos para que pudessem sustentar uma reação em cadeia contínua de fissão, que acontece em um combustível de urânio sólido cercado por água e feito somente para esse objetivo. Então, quando o reator é ligado, os átomos de urânio se dividem, liberam nêutrons e se aquecem.

Qual a função das barras de controle no interior de um reator?

As barras de controle também são movimentadas para controlar a quantidade de energia que as barras de combustível liberam. A energia em forma de calor liberada da fissão faz com que a água no reator fique mais quente.

Como funciona um reator nuclear de água pesada?

Reator Nuclear de Água Pesada (HWR) Em seu design mais comum, os tubos de combustível nuclear são introduzidos em um navio que contém o moderador. O refrigerante é mantido sob pressão para manter seu estado líquido. O vapor é produzido em trocadores de calor através dos quais circula água leve.

Quais são os componentes de um reator nuclear?

Referências

  • Núcleo do reator nuclear.
  • Varetas de combustível nuclear.
  • Nuclear combustível.
  • Hastes de controle.
  • Moderador nuclear.
  • Refrigerante do reator.
  • Refletor de nêutrons.
  • Escudo do reator nuclear.

Qual o reator mais usado nas usinas?

Reatores de energia nuclear. Reatores de energia nuclear são baseados no uso de energia térmica gerada em reações de fissão nuclear. A principal e mais conhecida aplicação desse tipo de reator é a geração de eletricidade em usinas nucleares.

Qual o material é revestido o reator nuclear?

O núcleo do reactor é construído dentro de um forte recipiente de aço que contém varetas de combustível feitas de materiais cindíveis (físseis) metidos dentro de tubos. Essas varetas produzem calor enquanto o combustível sofre a cisão (fissão).

Qual é a função das varetas de fissão nuclear?

As varetas são fechadas, com o objetivo de não deixar escapar o material nelas contido (o urânio e os elementos resultantes da fissão) e podem suportar altas temperaturas.

Qual o benefício da energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Como funcionam os reatores nucleares?

  • Os reatores têm a capacidade de iniciar, controlar e manter as reações em cadeia nuclear que ocorrem no centro desta instalação. Em uma usina nuclear comum, os reatores nucleares são usados ​​para produzir energia térmica e gerar vapor de água. As turbinas são usadas com o vapor para obter energia elétrica.

Quais são os reatores nucleares do Brasil?

  • Os três reatores nucleares do Brasil se situam na Usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, mostrada na figura abaixo: As usinas nucleares sempre são instaladas perto de fontes de águas naturais. Em destaque na foto temos as torres de resfriamento

Como funciona o reator de fusão nuclear?

  • Ouvir: Reator de Fusão Nuclear. Funcionamento do reator de fusão nuclear As reações nucleares de fusão são aquelas que ocorrem no interior das estrelas, tais como o nosso sol, em que dois núcleos atômicos menores se unem para dar origem a um núcleo atômico maior e mais estável.

Como funciona a barra de controle do reator?

  • As barras de controle do reator modulam suas posições relativas no núcleo para controlarem esse fator e, consequentemente, a potência do reator. Os materiais, que constituem o reator, são arranjados geometriema e quantidades determinadas (arranjo crítico).

Postagens relacionadas: