Qual o remédio para mordida de rato?
Qual o remédio para mordida de rato?
O tratamento de escolha para a febre por mordida de rato é a penicilina, mas podem ser usadas também as cefalosporinas, eritromicina, nitrofurantoína, bacitracina, tetraciclina e vancomicina, entre outros que sejam apontados como eficazes pelos testes de susceptibilidade aos antibióticos.
Como deve ser a orientação de paciente vítima de mordedura de cão?
A conduta correta nos casos de mordidas de animais é encaminhar a vítima para um serviço de saúde para receber a orientação específica. Pois, deve-se avaliar: a espécie animal envolvida, as circunstâncias da mordida, o status imunológico do animal e o histórico de zoonoses, principalmente raiva, na região.
O que pode causar a mordida de rato?
Os pequenos roedores, como ratos e camundongos, e também os animais que são seus predadores, podem transmitir dois tipos de bactérias: Streptobacillus moniliformis ou Spirillum minor, que causam uma doença clínica conhecida como febre da mordedura do rato (3).
Como tratar a mordida de rato?
- A mordida de rato deve ser tratada rapidamente, pois provoca o risco de transmitir infecções e causar doenças como febre da mordedura do rato, leptospirose ou, até mesmo, raiva. Os primeiros-socorros devem ser iniciados ainda em casa, assim que o acidente acontecer, e consiste em:
O que fazer em caso de mordida de animal?
- Caso a ferida passe a apresentar sinais de infecção, como secreção purulenta, vermelhidão ou inchaço, o médico poderá prescrever o uso de um antibiótico. Confira, no vídeo a seguir, mais dicas do que fazer em caso de mordida de qualquer animal:
Quais são os sinais da mordida?
- Veja quais os sinais desta doença que pode surgir depois de uma mordida. Assim, se for mordido por um cachorro ou gato deve: Parar o sangramento, utilizando uma compressa ou pano limpo e fazendo ligeira pressão sobre o local durante alguns minutos;
Por que a febre do rato pode surgir?
- A principal doença que pode surgir é a Febre da Mordida do rato, em que bactérias como a Streptobacillus moniliformis, podem atingir a corrente sanguínea e provocar febre, mal estar, vermelhidão na pele, dores musculares, vômitos e, em alguns casos, provocar complicações graves como pneumonia, meningite e abscessos pelo corpo.