adplus-dvertising

Como tratar recalque de fundação?

Índice

Como tratar recalque de fundação?

Como tratar recalque de fundação?

Dentre as soluções técnicas para recalques diferenciais, destaca-se o tratamento do solo por injeção de alta pressão. A tecnologia é indicada para locais que apresentem solos pouco coesivos e de baixa resistência, onde é necessário consolidar o substrato e aumentar a capacidade de carga do solo.

Como fazer reforço na fundação?

Entre as soluções usuais para o reforço de fundações estão as estacas raiz, chamadas também de microestacas. Moldadas in loco, elas são executadas pela perfuração rotativa ou roto percussiva, revestida integralmente no trecho em solo por tubo metálico.

Quais são as consequências do recalque em Fundações?

  • Esses casos são exemplos reais das consequências do recalque em fundações. Os parâmetros de recalque são de extrema importância para projetos de fundações e levam em consideração diversos fatores que precisam ser analisados de maneira exata antes de se projetar a fundação de uma edificação.

Qual o recalque absoluto de uma fundação?

  • Basicamente o recalque total (ρt) de uma fundação é considerado o recalque absoluto que acontece em um elemento de fundação apenas. Por exemplo, se uma sapata recalcou 2 cm, podemos dizer que o recalque absoluto dessa sapata é igual a tal valor.

Qual a principal reação do recalque?

  • De um modo geral podemos dizer que o recalque é a resultante da interação solo – carregamento. A principal reação é a variação volumétrica ou da forma do maciço de solo que está abaixo da fundação, pela eliminação de vazios, ou seja, a expulsão da água ou do ar nos vazios.

Quais os efeitos dos recalques nas estruturas?

  • Segundo Velloso & Lopes (2004), os efeitos dos recalques nas estruturas podem ser classificados em 3 grupos: Danos estruturais – são os danos causados à estrutura propriamente dita (pilares, vigas e lajes).

Postagens relacionadas: