adplus-dvertising

O que fazer quando o empregado se recusa a usar o EPI?

Índice

O que fazer quando o empregado se recusa a usar o EPI?

O que fazer quando o empregado se recusa a usar o EPI?

Justa causa Em alguns tribunais, a não utilização pelos empregados ou mesmo a utilização incorreta do EPI é culpa da empresa. ... Se o empregado se recusar a usar o equipamento pode ser demitido por justa causa, já que além de ser um ato de insubordinação do empregado, está colocando em risco a sua saúde.

O que o funcionário deve fazer quando a empresa não fornece o EPI e EPC?

O colaborador, ao não usar o EPI, será responsabilizada , principalmente, a empresa caso haja uma fiscalização e este esteja sem o equipamento. Por este motivo, é dever da empresa notificar e advertir o funcionário, e caso o funcionário insista em não usar o EPI, uma demissão por justa causa é direito da empresa.

O que acontece se o trabalhador se recusar a usar EPIS caso o EPI esteja quebrado e em outra situação caso os epis estejam em perfeito estado o que poderá ocorrer com o trabalhador?

Se um colaborador utilizar um produto que esteja quebrado ou fora do prazo de validade, por exemplo, poderá resultar em acidentes do trabalho que poderão gerar multas e processos para a sua empresa, além do prejuízo na saúde do colaborador.

Por que o empregado não pode usar o EPI?

  • Porem é bom ter em mente que a advertência deverá ser dada assim que a constatação da infração (funcionário não usa EPI) seja confirmada. Caso o trabalhador alegue que não pode usar o EPI. O empregador deve encaminha-lo a um médico do trabalho, de confiança da empresa.

Como justificar o uso do EPI?

  • Assim nada pode justificar a atitude de quem não usa EPI. Portanto, ocorrendo um acidente com sequelas para o trabalhador o empregador poderá ser condenado em uma ação trabalhista ao pagamento de danos morais pois permitiu o trabalho sem o uso do EPI.

O que fazer quando o funcionário não quiser usar o EPI?

  • O que fazer quando o funcionário não quiser usar EPI? Essa situação é bem comum no dia a dia de trabalho. O pessoal da Segurança do Trabalho (*SESMT) e da *CIPA são cobrados por isso. E muitas vezes ficam chateados por não conseguirem fazer alguns dos funcionários usarem os EPI’s.

Como a empresa precisa se resguardar com o EPI?

  • A empresa precisa se resguardar com a documentação necessária e investir pesado em conscientizar os empregados para depois pensar em punir os desobedientes. Para a empresa se resguardar ela precisa provar que não só entrega o EPI.

Postagens relacionadas: