O que fazer quando seu filho adolescente não obedece?

O que fazer quando seu filho adolescente não obedece?
Em cada situação, procure avaliar com clareza se é preciso dar um limite ou se ele já tem condições de decidir sozinho o que fazer. Sempre que julgar necessário, chame para uma conversa, mas lembre-se de que ele não é mais uma criança. Ouça o lado dele e, mesmo que discorde, mostre disposição para compreendê-lo.
Como ensinar seu filho a obedecer suas regras?
- A disciplina precisa ser equilibrada. Ao passo que “castigar” significa causar sofrimento, “disciplinar” significa basicamente ensinar. Então, como você pode ensinar seu filho a obedecer às suas regras? Seja claro. Os adolescentes precisam saber exatamente o que se espera deles e que consequências terão se desobedecerem.
Será que seu filho está mais obediente às regras?
- Seu filho sabe que deve voltar para casa às 10 horas da noite, mas ontem ele chegou depois das 11 — de novo. É verdade, seu filho pode ser mais obediente. Mas para isso você precisa primeiro entender por que ele está desobedecendo às regras.
Por que os pais reclamam que seu filho não obedece?
- Muitos pais reclamam (e outros só mostram) que seu filho não obedece. Isso é profundamente desgastante. Gosto de um Provérbio que diz que a criança disciplinada traz grande alegria e paz aos seus pais. Porém, não é isso que vemos por aí, não é mesmo.
Como ensinar a criança a obedecer?
- Na primeira infância, precisamos ensinar a criança a obedecer. Pegue-a pela mão e leve-a para cumprir aquilo que você falou. Exemplo: precisa arrumar o quarto. Pegue a criança do sofá, leve-a até o quarto e espere até ela terminar de arrumar.