adplus-dvertising

Como se formam a plataforma continental?

Índice

Como se formam a plataforma continental?

Como se formam a plataforma continental?

Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente que, em suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma tem uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, antes de atingir águas oceânicas mais profundas.

O que é a plataforma continental?

A CNUDM define que: “A plataforma continental de um Estado costeiro compreende o leito e o subsolo das áreas submarinas que se estendem além do seu mar territorial, em toda a extensão do prolongamento natural do seu territó- rio terrestre, até ao bordo exterior da margem continental, ou até uma distância de 200 milhas ...

O que é a plataforma continental e qual é a sua importância econômica?

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

Qual a importância da plataforma continental para a vida marinha?

A água que cobre a plataforma continental possui vida marinha em abundância e grande parte da pesca mundial se realiza nesta zona. É nela que se encontra a quarta parte da produção mundial de petróleo e gás procedentes das rochas que se encontram submersas.

Quais são os recursos naturais extraídos a partir da plataforma continental?

Os bens minerais que têm despertado o interesse dos empresários brasileiros vão de simples areia e cascalho (para obras civis) até sais de potássio e fosfato (para uso como fertilizantes), além de calcário, ouro e diamante. A foto acima se refere à pesquisa mineral na plataforma continental brasileira.

Qual a característica da plataforma continental do Né do Brasil?

Apresenta-se estreita e rasa, sendo uma das poucas áreas no mundo a apresentar cobertura, quase em sua totalidade, de sedimentos carbonáticos biogênicos, considerando esta como uma plataforma continental estável e aberta.

Qual é o limite entre o talude continental e a plataforma continental?

O “pé do talude continental” (PTC) é a referência a partir da qual se aplicam os critérios para estender a Plataforma Continental além da 200 M.

O que é a Amazônia Azul e qual a sua importância?

A Amazônia Azul é um território marítimo brasileiro, rico em biodiversidade e recursos naturais. É um mundo submarino que tem reservas de pedras preciosas, petróleo e muitos ecossistemas, formado por 4,5 milhões de quilômetros quadrados.

Qual é importância do mar?

São eles responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. ... Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre, somam 97% da água do planeta, concentram um número imenso de espécies, mantêm um grande estoque de alimentos e guardam reservas minerais.

Qual a definição da plataforma continental?

  • Caracteriza-se pela existência de golfos e mares pouco profundos, nascendo na costa dos terrenos e indo terminar suavemente, e com pequena inclinação na área chamada talude continental. A Convenção de Genebra de 1958 sobre Plataforma Continental, no seu artigo primeiro dá a seguinte definição:

Quais as plataformas continentais?

  • Todas as terras continentais possuem plataforma continentais que variam em extensão e profundidades que nunca chegam a mais do que 180m. As partes mais fundas dos oceanos começam justamente onde termina a plataforma continental.

Qual a relação entre margem continental e plataforma continental?

  • A primeira parte do artigo 76.º, n.º 1, revela a relação existente entre margem continental e plataforma continental ao referir que «a plataforma continental de um Estado costeiro compreende o leito e subsolo das áreas marinhas (…) até ao bordo exterior da margem continental (…)».

Postagens relacionadas: