O que fazer quando a pessoa é vítima de um estelionatário?
Índice
- O que fazer quando a pessoa é vítima de um estelionatário?
- Como fazer um boletim de ocorrência de estelionato?
- Como funciona o estelionato?
- Como age o estelionatário sedutor?
- Como denunciar crimes de estelionato na internet?
- Como acontece o estelionato?
- Qual a pena de estelionato?
- Quando ocorre o crime de estelionato?
- Por que o estelionato é crime contra o patrimônio?

O que fazer quando a pessoa é vítima de um estelionatário?
Saiba quem a vítima de estelionato deve procurar e o que ela deve fazer para se defender do golpe:
- Reúna provas do dano sofrido. ...
- Registre as provas. ...
- Registre uma ata notarial. ...
- Faça um Boletim de Ocorrência.
Como fazer um boletim de ocorrência de estelionato?
- Acesse www.ssp.sp.gov.br/bo e selecione Delegacia Eletrônica.
- Selecione a ocorrência.
- Preencha os formulários.
- Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o seu Boletim de Ocorrência.
- Acompanhe online o andamento da solicitação.
Como funciona o estelionato?
Segundo o Código Penal, o ato de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento” é um estelionato. Ou seja, o estelionato acontece toda vez que você engana outra pessoa. ... Indução da vítima ao erro.
Como age o estelionatário sedutor?
“Ele tem no seu repertório emocional a arte de estabelecer relações com o dó, a caridade, a piedade ou, no outro sentido, pela gânancia. Ou seja, o estelionatário ou é o coitadinho ou é o esperto. Mas o ponto em comum desses tipos sentimentais é que ele sensibiliza fácil a vítima para ter vantagem”, descreve.
Como denunciar crimes de estelionato na internet?
Estelionato Virtual: Faça um Boletim de Ocorrência O ideal é que esta denúncia seja formalizada em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, que estão presentes em algumas das principais cidades de vários estados do Brasil[ ].
Como acontece o estelionato?
- Você sabe como acontece o estelionato? O estelionato é um crime contra o patrimônio, no qual uma pessoa obtém para si ou alguém uma vantagem ilícita. Além disso, causa prejuízos à vítima. Ademais, esta vantagem deve ser obtida por indução ao erro, ou seja, através da utilização de artifícios para enganar a vítima.
Qual a pena de estelionato?
- Quem pratica esse crime, pode ser condenado a penas que variam entre 1 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa. Entretanto, mais do que saber da punição do autor do crime, a vítima de estelionato precisa saber como reagir para recuperar, pelo menos, parte do prejuízo.
Quando ocorre o crime de estelionato?
- Desse modo, se qualquer um desses elementos não estiver presente na ação, ela não será um estelionato. Por isso, o crime só acontecerá quando houver uma fraude que induza a pessoa ao erro, além de levá-la a entregar a vantagem ao estelionatário. Portanto, caso este não seja o caso, não há crime.
Por que o estelionato é crime contra o patrimônio?
- No entanto, ao contrário de outros crimes, não há uso de força durante a prática do estelionato, apesar de ser um crime contra o patrimônio, como o roubo e o furto, por exemplo. Além disso, para que o estelionato aconteça, é necessária a presença de quatro requisitos. São eles: Indução da vítima ao erro.