Porque meu filho começou a gaguejar?

Porque meu filho começou a gaguejar?
Atualmente já se sabe que a gagueira ocorre devido a uma predisposição hereditária, que associada a fatores ambientais estressantes (lingüísticos ou psicológicos ou sociais) leva à manifestação dos sintomas. Geralmente, as disfluências ocorrem por um período de até 6 meses e depois desaparecem.
Por que a gagueira tem mais chances de aparecer?
- Quando um destes ambientes é muito agitado, ou é composto por pessoas que falam muito rápido, ou usam com uma complexidade muito maior do que aquela adequada para a criança, a gagueira tem mais chances de aparecer Fator psicológico: Está comprovado que problemas emocionais NÃO CAUSAM GAGUEIRA.
Quais são os riscos das crianças desenvolverem a gagueira?
- Alguns fatores que aumentam os riscos das crianças desenvolverem a gagueira são: Ser do gênero masculino. Ao redor de 5% das crianças poderão gaguejar até a adolescência. Desses, metade são meninos, metade meninas. No entanto, a taxa de remissão espontânea nas meninas é maior.
Quais são os sintomas da gagueira?
- Estima-se que 1% da população mundial sofre de gagueira, distúrbio que quebra o fluxo normal de fala da pessoa e a faz repetir certos sons e palavras. Embora cada indivíduo seja diferente e não exista uma cura definitiva ou mágica para o problema, há exercícios capazes de reduzir um pouco os sintomas.
Como diminuir a gagueira com as mãos?
- Se você acabar desfazendo esse contato, tente retomá-lo assim que a gagueira diminuir. Gesticule com as mãos. Às vezes, a gagueira é causada por um surto de energia nervosa que passa descontrolada pelo corpo. Por sorte, dá para limitar o problema mexendo as mãos, já que o cérebro fica distraído por um tempo.