Como saber se você tem um trauma?

Como saber se você tem um trauma?
Entre os principais sinais de que a pessoa tem um trauma estão:
- Sentimento de ansiedade, pânico, desespero, apreensão, raiva, culpa, irritabilidade e desamparo;
- Capacidade de cognição alterada, que pode afetar o raciocínio lógico, a concentração, confusão mental e a memória de situações triviais;
É possível superar um trauma?
Quando o assunto é trauma, esquecer é, provavelmente, o fim mais improvável. Por isso, o processo de cura, no caso das doenças relacionadas a esse tipo de situação, passa por uma espécie de reinterpretação das memórias ligadas ao evento traumático. Mas nem só na superação do evento traumático se encerra o tratamento.
Por que o trauma é traumático?
- Na perspectiva da Psicologia cognitivo-comportamental, considera-se traumático um evento que provoca no indivíduo a sensação de incapacidade para responder ao tamanho desse acontecimento; e portanto, entender que cada indivíduo apresenta diferentes reações ao trauma.
Por que as pessoas podem sofrer esses traumas?
- Infelizmente, todas as pessoas podem sofrer traumas psicológicos, estes traumas podem ser provocados por assaltos, acidentes, perdas, violência sexual, rompimentos de relacionamentos, demissões e outros.
Quanto precoce é o tratamento deste tipo de trauma?
- O tratamento deste tipo de trauma deve ser feito o quanto antes, pois quanto mais precoce forem realizados os procedimentos médicos, mais chances a pessoa tem de cura e menores são os riscos de sequelas, como perda dos movimentos das pernas, dificuldade de falar ou de enxergar.
Como é considerado um acontecimento traumático?
- Um acontecimento só deve ser considerado traumático quando representa uma ameaça para a vida ou segurança de uma pessoa e ultrapassa em intensidade as ocorrências comuns, deixa usualmente o indivíduo desesperado e sem saber o que se deve fazer.