Como tratar nódulo benigno na mama?

Como tratar nódulo benigno na mama?
Um nódulo de características benignas pode ser acompanhado através de exames a cada 6 meses, podem ser submetidos a biópsia e com a confirmação manter novamente o seguimento ou cirurgia. Em geral o procedimento cirúrgico é indicado quando nódulos grandes(3 cm), dolorosos, de rápido crescimento.
Por que o nódulo na mama dói?
- Nódulo na mama dói? Geralmente, os nódulos na mama não acompanham outros sintomas. Isso significa que não provocam nenhum tipo de incômodo ou dor. Mas isso depende da causa do nódulo. Como a maioria se refere a nódulos benignos, a presença de sintomas não é comum.
Por que um nódulo na mama pode ser um sinal de câncer?
- Apesar disso, um nódulo na mama também pode ser um sinal de câncer, por isso você deve sempre procurar uma avaliação médica diante de todas as protuberâncias ou inchaços que encontrar em seus seios.
Quais são os exames para identificar o nódulo na mama?
- Exames para identificar o tipo de nódulo na mama. Os exames para fazer o diagnóstico do nódulo mais utilizados são a mamografia e a ultrassonografia, mas o médico também pode utilizar a palpação dos seios na consulta.
Quais as causas do aparecimento dos nódulos mamários?
- As causas do aparecimento dos nódulos mamários variam conforme o caso. As mais comuns são a influência dos hormônios (na menstruação ou menopausa), o crescimento anormal das glândulas mamárias, acúmulo de gordura no seio e infecções (mastite, por exemplo).