O que leva uma pessoa a ter tripofobia?

O que leva uma pessoa a ter tripofobia?
Ouça em voz altaPausarO que causa a tripofobia Essa sensação de perigo é desencadeada sobretudo devido à semelhança entre o aspecto dos buracos com a pele de animais venenosos, como cobras, por exemplo, ou com vermes que causam doenças na pele, como calcanhar de maracujá.
Será que a tripofobia é uma fobia verdadeira?
- Logo, não se trata de uma fobia verdadeira, que tem como característica um medo muito mais exagerado, ou seja, apenas uma repugnância não pode ser considerada fobia. Dessa forma, a tripofobia, na verdade, pode ser considerada um fenômeno social dos últimos tempos, impulsionado pela internet e pelo ‘narcisismo virtual’.
Qual a rejeição dos tripófobos?
- A rejeição pode ser uma herança de nossos ancestrais que tiveram contato frequente com vermes e outros organismos que penetram no corpo e causam inflamações. Os tripófobos têm medo e não suportam “agrupamentos de buracos na pele, carne, madeira, plantas, corais, esponjas, sementes, favos de mel entre outros”.
Como tratar essa fobia?
- Geralmente, as pessoas que sofrem com essa fobia não conseguem distinguir situações em que há ou não perigo, tratando-se de um reflexo inconsciente que resulta em reações que não podem ser controladas. Existem várias formas de tratar esse transtorno psicológico, sendo a terapia de exposição a forma mais eficaz.