adplus-dvertising

Como calcular o foco de uma lente divergente?

Índice

Como calcular o foco de uma lente divergente?

Como calcular o foco de uma lente divergente?

O foco da lente divergente pode ser encontrado através da equação: Onde por convenção: f - foco da lente divergente (para lente divergente f < 0) D0 - Imagem real.

Como calcular a distância de um objeto e da lente?

Para determinar a imagem do objeto completo, basta encontrar a localização de dois ou mais dos seus pontos. Exemplo: Um objeto real de 30 cm de altura é colocado a 24 cm de uma lente convergente de distância focal f = 6 cm.

Qual o principal objetivo das lentes divergentes?

Lentes Divergentes O centro é mais fino e a borda é mais espessa. O principal objetivo desse tipo de lente esférica é de diminuir os objetos. Recebem esse nome pois os raios de luz divergem, ou seja, afastam.

Qual é o foco de uma lente?

  • O foco de uma lente é a região onde os raios de luz refratados por ela encontram-se, ou, ainda, a região onde os prolongamentos de raios refratados encontram-se. Dizemos que, quando o foco da lente é cruzado por raios de luz, seu foco é real e positivo, ao contrário, quando cruzado por prolongamentos, é virtual e negativo:

Quais são as lentes convergentes?

  • Lentes convergentes, ou positivas: quando a parte do centro é mais espessa que as bordas. Elas podem ser de três tipos: Lentes plano-convexas: possuem um lado plano e outro convexo;

Como funciona uma lente convergente e raios de luz?

  • Dessa forma, observe a imagem abaixo. Nela temos uma lente convergente e raios de luz que estão se aproximando dela. Quando eles passam por ela começam a convergir para um ponto, que é conhecido como foco. Já a lente divergente tem a característica de divergir os raios de luz.

Qual o índice de refração das lentes convergentes?

  • Quando o índice de refração da lente for maior que o índice de refração do meio em que ela está imersa, as lentes convergentes têm bordas finas. Veja o que temos nesse caso! Nas lentes biconvexas as bordas são finas e seus dois lados são convexos. Nas lentes plano-convexas, um lado é convexo e o outro é plano.

Postagens relacionadas: