Como parar de sentir medo do escuro?

Como parar de sentir medo do escuro?
O medo do escuro pode afetar tanto crianças quanto adultos e, geralmente, está associado a acontecimentos da infância. Algo que pode ajudar a superar isto é reduzir a luminosidade de forma gradual, à noite. Se você costuma dormir com as luzes ligadas, desligue uma das luzes na primeira noite.
Como lidar com o medo das crianças que têm medo do escuro?
- Se ela já dorme no quarto, mas com a luz acesa, substituir a iluminação por um abajur ou luz indireta. - Se o medo é de um monstro no armário, por exemplo, pode-se optar por oferecer um objeto que a criança goste, como um bichinho de pelúcia, para fazer companhia e ser um “ajudante”, cuidando dela enquanto dorme.
Como combater o medo do escuro?
- O medo do escuro pode gerar muita ansiedade, prejudicando a rotina e as relações familiares, pois a criança passa a necessitar de cuidados especiais. Para ajudar melhor os pequeno que começam a ter medo do escuro, seguem 6 dicas que preparamos, para que vocês encontrem meios de clarear um pouco este momento delicado do desenvolvimento.
Quais são as causas do medo do escuro?
- Quais são as causas do medo do escuro? O medo do escuro pode ter uma razão atávica, fundada na própria evolução. Nos primórdios da evolução humana, quando ainda não era possível clarear a noite, o escuro era realmente perigoso porque o indivíduo estava mais vulnerável a acidentes e aos seus predadores.
Por que não admitir medo do escuro?
- Muitos adultos admitiram ter medo do escuro, então não importa a sua idade, você não deve se envergonhar de admitir isso. Todos nós temos um medo ou outro, então sinta-se orgulhoso de si mesmo por ser honesto e aberto com os outros. Na verdade, um estudo mostrou que até 40% dos adultos admitiu ter algum tipo de medo do escuro.
Por que os adultos têm medo do escuro?
- Adultos podem começar a mostrar falta de produtividade no trabalho. Assim, depressão e outros distúrbios mentais e físicos são comuns em indivíduos com medo do escuro. Todos estes casos podem impactar negativamente a sua qualidade de vida. Adultos que sofrem de acluofobia muitas vezes percebem que seu medo é irracional.