O que é uma aderência no útero?

O que é uma aderência no útero?
Aderências são faixas de tecido que unem dois tecidos diferentes, podendo inclusive ser de órgãos distintos. As aderências pélvicas podem unir tecidos de órgãos como útero, tubas uterinas, ovários, intestinos, ou destes com a parede abdominal.
O que causa aderência após cesárea?
Após uma cesariana, as mães têm maior probabilidade da formação de aderências pélvicas, ou seja, faixa de tecido que une dois tecidos do corpo, como se fosse uma cicatriz anormal. “Uma vez formadas, as aderências ficam mais rígidas com o passar do tempo, podendo se expandir.
Quando se utiliza a palavra aderência?
- A palavra aderência utiliza-se, pois, quando se pretende designar alguma substância ou matéria que está aderente a algo, ou referir uma ligação concreta, material, normalmente de pouca solidez ou que se pode vir a separar.
Por que as aderências podem acontecer?
- As aderências podem acontecer como uma reação do corpo para reparar algum dano. Por isso é comum ela ocorrer após uma cirurgia, infecção ou trauma. Em alguns casos, as células do corpo responsáveis por reparar os tecidos não fazem diferença entre um órgão e outro.
Por que a aderência pode causar sintomas?
- Se um órgão passa por reparos e entra em contato com outro tecido ou então outra parte de si mesmo, a cicatriz pode ligar as duas superfícies. Normalmente, as aderências não apresentam sintomas. Mas, dependendo do local em que a aderência ocorre, pode afetar nervos e causar alguns sintomas.
Qual o tratamento para a aderência?
- O tratamento varia dependendo da localização, extensão e complicações que a aderência está causando. É comum aderências se curarem sozinhas, portanto, só será necessária a retirada se houver uma emergência.