adplus-dvertising

Como são construídas as usinas hidrelétricas?

Índice

Como são construídas as usinas hidrelétricas?

Como são construídas as usinas hidrelétricas?

As hidrelétricas funcionam por meio de grandes turbinas que giram devido à força das águas. ... Cada turbina é acoplada a um equipamento chamado gerador, formando, assim, a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica, do movimento das pás da turbina, em energia elétrica.

Porque são construídas as usinas hidrelétricas?

Um conjunto de obra e equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. As usinas hidroelétricas funcionam através da pressão da água que gira a turbina, transformando a energia potencial em energia cinética.

Qual o tipo de rio que é construído uma usina hidrelétrica?

Ainda na Ásia, a Rússia aproveita ao máximo a força das águas de seus rios na produção de energia, por isso são diversas usinas construídas, especialmente, nos rios Obi e Lenissei. O Brasil passou a produzir energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas somente na primeira metade do século XX.

Qual é a função de uma usina hidrelétrica?

As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.

Onde são construídas as usinas hidrelétricas?

Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.

Como a água é usada na usina hidrelétrica?

A água que é armazenada no reservatório é canalizada e conduzida para as grandes turbinas. O fluxo dessa água faz com que as turbinas girem e acionem os geradores que irão produzir a eletricidade. Dessa forma, há uma transformação da energia mecânica, provinda do movimento da água, em energia elétrica.

O que é preciso construir para as usinas funcionarem?

Para construir represas e usinas é preciso alagar uma área enorme para formar o lago, e muitas vezes mexer no caminho que o rio faz. O lago, também chamado de reservatório, é formado pelo represamento das águas do rio, através da construção de uma barragem.

Quais são as partes de uma usina hidrelétrica?

Quais os principais componentes de uma usina hidrelétrica?

  • uma barragem, que fecha o rio para criar a carga hidráulica;
  • um vertedouro, para extravasar as vazões que excedem as que são turbinadas;
  • uma estrutura de tomada de água, um conduto forçado e uma casa de força (que abriga o conjunto turbina-gerador);

Qual a fonte de energia da usina hidrelétrica?

A usina hidrelétrica é considerada também fonte renovável de energia, já que usa a água como principal fonte geradora de eletricidade. Essencialmente, a usina hidrelétrica usa a pressão das águas dos rios (que ficam no reservatório) para girar as turbinas.

Como funciona a Usina Hidrelétrica?

  • As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica. Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.

Quais as desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica?

  • As desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica são: - Desapropriação de terras produtivas pela inundação; - impactos ambientais (fauna e flora) - perda de vegetação e da fauna terrestres; - impactos sociais (realocação e desapropriação de moradores);

Qual o custo das usinas hidrelétricas?

  • O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo. Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo.

Qual é a Usina Hidrelétrica mais geradora do mundo?

  • Itaipu, que em Tupi Guarani significa “a pedra que canta”, é a usina hidrelétrica que mais gera energia em todo o mundo. A usina possui 20 unidades geradoras, o que significa que, em condições de clima favoráveis (chuvas em níveis normais), a produção pode chegar a 100 bilhões de quilowatts-hora.

Postagens relacionadas: