Quais são os principais problemas no estudo de defeitos congênitos?
Índice
- Quais são os principais problemas no estudo de defeitos congênitos?
- O que é problema congênito?
- Como se classificam os defeitos da Morfogenese?
- Quais as anomalias congênitas mais comuns?
- O que pode causar uma doença congênita?
- Que alterações podem levar a um defeito congênito?
- Como identificar doenças congênitas na gravidez?
- Por que as doenças congênitas são causadas?
- Quais são as infecções congênitas?

Quais são os principais problemas no estudo de defeitos congênitos?
Os defeitos congênitos, também chamados anomalias congênitas, são anomalias físicas que ocorrem antes do bebê nascer. Eles costumam ficar evidentes já no primeiro ano de vida. A causa de muitos defeitos congênitos é desconhecida, mas infecções, a genética e certos fatores ambientais aumentam o risco.
O que é problema congênito?
Defeitos de nascimento, também chamados de anomalias congênitas, doenças congênitas ou malformações congênitas são anomalias estruturais ou funcionais que ocorrem durante a vida intra-uterina e podem ser identificadas durante a gravidez, no nascimento ou, algumas vezes, posteriormente.
Como se classificam os defeitos da Morfogenese?
Na década de 80, a International Working Group (IWG) definiu três principais tipos de erros de morfogênese: malformação, deformação e “disrupção”/interrupção.
Quais as anomalias congênitas mais comuns?
Dentre as anomalias congênitas mais comuns, encontram-se: as cardiopatias congênitas, que são alterações na estrutura ou função do coração; os defeitos de membros, como membros ausentes, supranumerários ou com desenvolvimento alterado; os defeitos de tubo neural, que se relacionam a uma falha no fechamento adequado do ...
O que pode causar uma doença congênita?
O que causa uma doença congênita? Em muitos casos os distúrbios congênitos não podem ser explicados por apenas uma causa específica. No entanto, alguns fatores genéticos e ambientais são conhecidos por serem responsáveis por estas alterações. Assim como a associação multifatorial entre causas genéticas e ambientais.
Que alterações podem levar a um defeito congênito?
- Algumas alterações que podem levar a um defeito congênito são o uso de medicamentos durante a gestação, infecções pelo vírus citomegalovírus, toxoplasma e treponema pallidum, exposição à radiação, cigarro, cafeína em excesso, consumo excessivo de álcool, contato com metais pesados como chumbo, cádmio ou mercúrio, por exemplo.
Como identificar doenças congênitas na gravidez?
- Uma boa parte das doenças congênitas pode ser identificada já nos 3 primeiros meses de gravidez, sendo diagnosticados pelo obstetra durante o pré-natal ou pelo pediatra durante o 1º ano de vida.
Por que as doenças congênitas são causadas?
- As doenças congênitas podem ser causadas por alterações genéticas ou pelo meio ambiente onde a pessoa foi concebida ou gerada, ou ainda pela combinação destes dois fatores. Alguns exemplos são: Fatores genéticos: Alterações no cromossomo em relação ao número, como na trissomia do 21 popularmente conhecida como síndrome de Down, ...
Quais são as infecções congênitas?
- Infecções congênitas: Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis ou clamídia, toxoplasmose, rubéola; Os sinais e sintomas de uma mal formação genética, são geralmente classificados conforme a Síndrome que causa o defeito específico, algumas são mais comuns como: orelhas muito baixas.