Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso especial?
Índice
- Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso especial?
- Qual é o recurso cabível diante de uma decisão que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial e que não foi fundamentada com base em recuso repetitivo ou repercussão geral?
- Quem faz o juízo de admissibilidade dos recursos especial e extraordinário?
- Em que consiste o exame de admissibilidade recursal?
- Qual o recurso cabível da decisão do relator que não admitiu o recurso especial ou o extraordinário?
- Qual o recurso cabível contra a decisão que não admitir os recursos especial e extraordinário?
- Qual o recurso para destrancar recurso especial?

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso especial?
A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.
Qual é o recurso cabível diante de uma decisão que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial e que não foi fundamentada com base em recuso repetitivo ou repercussão geral?
Interposição de agravo em conjunto Veja, portanto: ... 1.021 do CPC) caso queira impugnar a parte relativa aos recursos repetitivos ou repercussão geral e agravo em recurso especial/extraordinário (art.
Quem faz o juízo de admissibilidade dos recursos especial e extraordinário?
Dispõe o art. 983 do PL nº. 8046/2010, que o recurso extraordinário deverá ser interposto no tribunal recorrido. De acordo com o que dispuser o regimento interno, a competência recairá sob Presidência ou Vice-Presidência do tribunal, que realizará o juízo prévio de admissibilidade recursal.
Em que consiste o exame de admissibilidade recursal?
A doutrina chama o exame destes requisitos de juízo de admissibilidade ou prelibação. O exame do recurso pelo seu fundamento, isto é, saber se o recorrente tem ou não razão quanto ao objeto do recurso, denomina-se juízo de mérito ou de libação. Há no juízo de admissibilidade o exame de questões prévias.
Qual o recurso cabível da decisão do relator que não admitiu o recurso especial ou o extraordinário?
Se o presidente ou vice do TJ/TRF negar seguimento ao Recurso extraordinário ou Recurso Especial, analisando o MÉRITO da matéria (inciso I, alíneas a, b, do art. 1.030 do CPC), caberá AGRAVO INTERNO (1021), a ser julgado pelo colegiado do próprio tribunal TJ/TRF.
Qual o recurso cabível contra a decisão que não admitir os recursos especial e extraordinário?
544 do CPC prevê o cabimento do agravo contra a decisão que não admite o recurso especial, sem fazer distinção acerca do fundamento utilizado para a negativa de seguimento do apelo extraordinário.
Qual o recurso para destrancar recurso especial?
Caso o juízo de admissibilidade do recurso especial ou extraordinário seja negativo, cabe a interposição de agravo. Interposto o agravo, o recorrido será intimado para apresentar suas contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, conforme dispõe o art. 1.042, § 3º, do CPC.