Quando a pessoa perde o apetite?

Quando a pessoa perde o apetite?
Sintomas emocionais como estresse e ansiedade elevados também podem causar perda do apetite. Alguns medicamentos podem causar redução do apetite como efeito colateral. Por fim, a perda de apetite que dura vários dias e não está relacionada a doenças deve ser investigada, podendo ser sintoma de anorexia e bulimia.
Qual a causa da falta de apetite?
Estresse, ansiedade, depressão e tristeza são alguns dos motivos mais comuns para a falta de apetite. Pode ser um problema passageiro, mas, se persistir, deve ser tratado o mais rápido possível. Nesses casos, pode ser interessante começar uma terapia.
Qual a origem da perda de apetite?
- Muitas vezes, a perda de apetite é decorrente de alterações próprias do envelhecimento: a redução do olfato, paladar e até mesmo tato podem diminuir o interesse pelo alimento. É natural que o idoso enfrente problemas na dentição, tornando a deglutição mais dificultosa.
Quando a falta de apetite é acompanhada por outros sintomas?
- No entanto, quando a falta de apetite é acompanhada por outros sintomas como a perda de peso rápida e diarreias, por exemplo, é importante procurar atendimento médico para que a causa da perda de apetite seja identificada e iniciado o tratamento adequado.
Como estimular o apetite?
- O médico normalmente indica a realização de alguns exames para que seja identificada a causa da falta de apetite e iniciado o tratamento. Uma das formas de estimular o apetite é por meio da prática de exercícios e o consumo de pequenas quantidades de alimentos a cada duas horas.
Como investigar a falta de apetite?
- Para investigar a causa da falta de apetite o médico pode indicar a realização de exames como o hemograma completo, painel lipídico, nível de glicose no sangue e proteína C reativa (PCR) por exemplo.