Como não gritar na sala de aula?
Índice
- Como não gritar na sala de aula?
- O que é pedagogia do grito?
- O que acontece no cérebro da criança quando gritamos?
- O que o grito pode causar?
- Qual o bom convívio entre professor e aluno?
- Como você está lidando com um professor desse tipo?
- Como colocar o seu professor no lugar do seu professor?
- Quanto Tempo é necessário para um diálogo entre professor e aluno?

Como não gritar na sala de aula?
Escolha um instrumento de percussão como um triângulo, um tambor ou um pandeiro. Peça que os alunos levantem a mão se conseguirem ouvir o som que ele emite. Vá tocando e diminuindo progressivamente seu volume até que fique quase imperceptível. O objetivo é centrar a atenção dos alunos através da audição.
O que é pedagogia do grito?
O que é Pedagogia do Grito? Não grite com o seu aluno, a pedagogia do grito não funciona no processo educacional. Ela pode “resolver” momentaneamente um problema que aparentemente pode ser maior que o que se vê. Sabemos que o grito é uma forma de desespero, descontrole emocional e psíquico dependendo da situação.
O que acontece no cérebro da criança quando gritamos?
Além disso, essas crianças que crescem aos sons dos gritos, passam a desenvolver comportamentos agressivos como uma forma de defesa, medo acentuado, dispersão na atenção, a autoestima e a motivação pelos estudos caem, ficam mais agitadas e outras ficam cada vez mais fechadas, levando até uma futura depressão.
O que o grito pode causar?
Gritos podem elevar produção do hormônio do estresse, ativando um estado de alerta constante nos pequenos.
Qual o bom convívio entre professor e aluno?
- Ouvir: O bom convívio entre professor e aluno – construindo a paz! O educador que promove o diálogo em sala tem mais produtividade e menos estresse. A sala de aula muitas vezes parece um campo de batalha: o professor tenta controlar o aluno que é desrespeitoso e indisciplinado através do “grito”, do autoritarismo.
Como você está lidando com um professor desse tipo?
- Se você está lidando com um professor desse tipo, você deve tentar ajustar sua atitude e encontrar uma forma de fazer o seu professor se sentir mais positivo em relação a você. No entanto, se você sente que tentou de tudo e que o seu professor ainda está sendo mau, então você deve falar com seus pais para agir.
Como colocar o seu professor no lugar do seu professor?
- Coloque-se no lugar do seu professor. Embora você possa pensar que seu professor é a pior pessoa do mundo, você deve tentar ter um pouco de compaixão para ver se há algo a mais acontecendo. Tente pensar sobre o porquê de o seu professor estar sendo “mau” e se isso é porque seu professor se sente desrespeitado na sala de aula.
Quanto Tempo é necessário para um diálogo entre professor e aluno?
- Uma sugestão é reservar diariamente de cinco a dez minutos para diálogos entre professor-aluno, os quais podem ser individuais e/ou grupais. Os alunos, em conjunto com o professor, podem estabelecer as regras para o bom convívio em sala de aula. O estudante que não obedecer alguma conduta é punido.