O que quer dizer processo com indeferimento da justiça gratuita?
Índice
- O que quer dizer processo com indeferimento da justiça gratuita?
- Para quem é a justiça gratuita?
- Quando poderá o juiz indeferir o pedido?
- Será que cabe ao juiz indeferir o plano de gratuidade?
- Qual o momento em que deverá ser feito o pedido de justiça gratuita?
- Quem tem direito à gratuidade da Justiça?

O que quer dizer processo com indeferimento da justiça gratuita?
O pedido pode ser indeferido pelo juiz caso os autos apresentem elementos suficientes que evidenciam a falta de pressupostos legais para a concessão de gratuidade de justiça, o que pode ser evidenciado por meio da impugnação ao pedido de gratuidade feito pela parte adversa.
Para quem é a justiça gratuita?
Hoje, o art. 98 do CPC/15 assim estatui: “a pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei”.
Quando poderá o juiz indeferir o pedido?
- 2- § 2o O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.
Será que cabe ao juiz indeferir o plano de gratuidade?
- Villas Bôas Cueva afirmou que não cabe ao juiz indeferir de plano o pedido, devendo intimar a parte interessada para comprovar a situação financeira. Se o magistrado, após esse procedimento, negar o pedido de gratuidade, o requerente deverá ser intimado para fazer o preparo de forma simples.
Qual o momento em que deverá ser feito o pedido de justiça gratuita?
- Qual é o momento em que deverá ser formulado o pedido de justiça gratuita? Normalmente o pedido de justiça gratuita é feito na própria petição inicial (no caso do autor) ou na contestação (no caso do réu).
Quem tem direito à gratuidade da Justiça?
- Quem tem direito à gratuidade da justiça? Tem direito à gratuidade da justiça a pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios (art. 98 do CPC-2015 ). Quem está abrangido por ela? pessoas jurídicas (brasileiras ou estrangeiras).