adplus-dvertising

Qual a fórmula química do sabão?

Índice

Qual a fórmula química do sabão?

Qual a fórmula química do sabão?

Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação. Os sabões de barra utilizam a gordura animal como matéria-prima, enquanto os sabonetes que usamos para a higiene pessoal são feitos com óleos vegetais no lugar da gordura.

Quais são os componentes químicos na composição do detergente?

Os detergentes podem conter como componente principal o sabão, substâncias tensioativas sintéticas e ou preparações enzimáticas que degradam quimicamente as gorduras e proteínas. As substâncias tensioativas são compostos químicos orgânicos que diminuem a tensão superficial das soluções aquosas.

Qual o papel do tensoativo também chamado de detergente para a formação das micelas?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Como acontece a fabricação de sabão e de detergente?

A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.

Quais são os componentes do sabão?

Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.

O que significa saponificação qual é a estrutura química de uma molécula de sabão?

Sabão: mistura de um éster com uma base. ... A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).

Qual é a substância do detergente?

Assim como os sabões em pedra, os detergentes são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo polar em uma de suas extremidades. Normalmente são sais de ácidos sulfônicos. Da mesma forma que o sabão, o detergente é um tensoativo, como explicado anteriormente.

Qual é a principal matéria prima do detergente?

o petróleo A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Como ocorre isso com os sabões e detergentes?

  • Como isso ocorre? Os sabões e detergentes possuem sais de ácidos graxos, que são longas moléculas formadas por uma parte apolar (que é hidrofóbica – hidro = água; fobos = aversão) e uma extremidade polar ( hidrófila – hidro = água; filos = amigo). Abaixo temos uma estrutura típica de um sabão: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a diferença entre o sabão e o detergente?

  • Os sabões e os detergentes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras dos materiais. Mas qual é a diferença entre os dois? Há mais vantagem em se usar o sabão ou o detergente?

Como ocorre a limpeza do sabão ou detergente?

  • Podemos afirmar que a ação de limpeza realizada pelo sabão ou detergente ocorre devido: a) à interação de van der Waals da parte apolar e à ligação de hidrogênio da parte polar de sua molécula, respectivamente, com a gordura e a água.

Qual a desvantagem dos sabões?

  • Mas e quanto à eficiência? Bom, os sabões apresentam uma desvantagem quando a limpeza é feita com água que contenha cátions de cálcio, magnésio e ferro, pois os ânions dos sabões podem reagir com esses cátions, originando compostos insolúveis, que se precipitam e formam a chamada água dura.

Postagens relacionadas: