Quais as partes que constituem a medula espinhal?
Índice
- Quais as partes que constituem a medula espinhal?
- Onde se encontra a medula espinhal?
- O que é medula espinhal e quais são as suas funções?
- Onde começa e termina a medula espinhal?
- Onde se encontra a medula óssea?
- Quais são as partes do tronco encefálico?
- Como se organiza anatomicamente o cerebelo?
- Como funciona a medula espinhal?
- Qual a substância mais clara na medula espinhal?
- Como evitar lesões na medula espinhal?
- Qual a substância cinzenta da medula espinhal?

Quais as partes que constituem a medula espinhal?
A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.
Onde se encontra a medula espinhal?
A medula espinhal é uma porção de tecido nervoso que está localizada no interior do canal vertebral, sem, no entanto, ocupar toda a coluna. Em um indivíduo adulto, ela se estende do forame magno (cavidade craniana que se comunica com o canal vertebral) até a junção da primeira e segunda vértebras lombares.
O que é medula espinhal e quais são as suas funções?
Composta por células nervosas e localizada no canal interno das vértebras, a medula espinhal é um cordão cilíndrico, que fica logo abaixo das costelas. A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.
Onde começa e termina a medula espinhal?
A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento.
Onde se encontra a medula óssea?
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
Quais são as partes do tronco encefálico?
O tronco encefálico é a parte mais caudal do encéfalo. É composto pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo. Interpõe-se entre a medula e o diencéfalo e localiza-se ventralmente ao cerebelo.
Como se organiza anatomicamente o cerebelo?
O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior. Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis.
Como funciona a medula espinhal?
- A medula espinhal passa através do buraco existente no centro de cada uma das vértebras, e é completamente protegida pelos arcos ósseos. As protuberâncias ósseas das vértebras articulam-se de maneira que cada vértebra pode mover-se apenas um pouco, para não apertar ou machucar a medula espinhal. Entre cada par de vértebras há pequenas aberturas ...
Qual a substância mais clara na medula espinhal?
- Assim como o encéfalo, na medula espinhal é possível observar uma região mais clara e outra mais escura. A região mais clara é o que chamamos de substância branca, enquanto a mais escura é chamada de substância cinzenta. A primeira é constituída basicamente por fibras nervosas mielinizadas, enquanto a segunda apresenta dendritos e corpos celulares.
Como evitar lesões na medula espinhal?
- Lesões na medula espinhal podem causar paralisia, distúrbios do movimento intestinal, circulação sanguínea adequada, problemas sexuais e até depressão. Em outras palavras, é imperativo que você cuide bem das suas costas.
Qual a substância cinzenta da medula espinhal?
- A substância branca é composta basicamente de fibras nervosas mielinizadas, enquanto a substância cinzenta apresenta corpos celulares e dendritos. A figura mostra um detalhe da medula espinhal. Observe a disposição da substância cinzenta em forna de H. Assim como o encéfalo, a medula espinal desenvolve-se a partir do tubo neural.