adplus-dvertising

Como deve ser a construção do currículo dentro da escola?

Índice

Como deve ser a construção do currículo dentro da escola?

Como deve ser a construção do currículo dentro da escola?

Um bom currículo escolar deve ser inclusivo. Isso significa atender a todo tipo de aluno, com suas especificidades. É fundamental perceber as necessidades dos estudantes e buscar soluções. Para que eles acompanhem o ritmo da escola e aprendam o que precisam em cada etapa de ensino.

Quem é responsável pela elaboração do currículo escolar?

O professor educador tem um papel fundamental na elaboração do currículo na escola, sendo que o mesmo deve sempre se envolver nos assuntos escolares.

Como é composto o currículo?

Saviani (2010), currículo consiste em organizar o conteúdo e desenvolvê-lo didaticamente....Existem três tipos de manifestações de currículo:

  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito).

Quais são as concepções de currículo?

A concepção de currículo inclui, portanto, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.

Como os professores podem contribuir para o desenvolvimento do currículo no âmbito da escola?

Desta forma, o papel do professor na mediação do currículo escolar é compreender o sujeito da educação como um ser completo, integral, e individual, possibilitando, assim, uma forma de transpor conteúdos de maneira que favoreça o aprendizado significativo do educando para a vida que ultrapassa o ambiente escolar.

Quais são os documentos que colaboram com a construção dos currículos?

Além da BNCC, diversos marcos legais e documentos oficias norteiam as políticas educacionais e, por isso, podem ser mencionadas no texto introdutório do currículo, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Plano Nacional de Educação.

Quem elabora a BNCC?

Como órgão normativo do Sistema Nacional de Educação, ao CNE cabe apreciar a proposta da BNCC elaborada pelo MEC e produzir um parecer e um projeto de resolução que, uma vez homologados pelo ministro da Educação, vão se transformar em norma nacional.

O que é necessário para revisão ou elaboração curricular?

Exemplos de elementos que podem constituir os currículos:

  • Histórico curricular e descrição do processo;
  • Marcos legais que sustentam o currículo;
  • Definição dos sujeitos que se quer formar;
  • Definição de princípios ou conceitos de ensino e de aprendizagem;

Quais as principais características que compõe o currículo formal?

CURRÍCULO FORMAL: estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo; encontrado nas leis, nos parâmetros e diretrizes curriculares.

Qual a organização do currículo da escola?

  • A organização do currículo da escola merece um debate mais acentuado, pois concebe a intencionalidade do projeto pedagógico e da prática educativa da escola. Representa um norte a seguir pela escola e as orientações que darão sustentação à prática pedagógica mediada pelo professor e desenvolvida com os alunos em diferentes espaços educativos.

Qual o significado do currículo nas escolas?

  • A história nos mostra que o currículo, significou a relação de matérias ou disciplinas com seus conteúdos determinados e organizados em uma sequência lógica e rígida. Ainda é comum ver esse tipo de organização curricular nas escolas.

Qual é a composição do currículo escolar?

  • Visto dessa maneira, o currículo escolar vai muito além do simples elenco de disciplinas e conteúdos programáticos a serem cumpridos em determinada carga horária ou de uma matriz curricular. A composição do currículo é um momento de decisão da escola, que é legitimado na prática educativa.

Por que o currículo é uma construção social?

  • Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

Postagens relacionadas: