O que acontece quando o pedido de liberdade provisória é negado?
Índice
- O que acontece quando o pedido de liberdade provisória é negado?
- Quais os requisitos para concessão de liberdade provisória?
- Quanto tempo demora para resposta de um pedido de liberdade provisória?
- Qual a finalidade da liberdade provisória?
- Qual a diferença entre liberdade provisória e prisão preventiva?
- Por que o advogado deve apresentar documentos no pedido de liberdade provisória?
- Que documentos podem ser usados na liberdade provisória?
![O que acontece quando o pedido de liberdade provisória é negado?](https://i.ytimg.com/vi/xcjrnDBqK_w/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDaah8OA7f5galn1EC0IB-mCFxFHA)
O que acontece quando o pedido de liberdade provisória é negado?
Se o pedido for novamente negado, não tem motivo para reiterar pouco tempo depois o pedido para o mesmo juiz, salvo se tiver algum fato novo que efetivamente mude o convencimento dele. Na minha visão, fazer pedido em cima de pedido para o mesmo julgador é apenas atrasar o andamento processual.
Quais os requisitos para concessão de liberdade provisória?
Para se conseguir a liberdade provisória, tem-se que provar que o acusado não oferece nenhum risco à sociedade, tampouco irá ocultar provas do processo ou fugir. O juiz deverá deferir a liberdade provisória para quem não preencher os requisitos da prisão preventiva.
Quanto tempo demora para resposta de um pedido de liberdade provisória?
O pedido de liberdade provisória pode ser concedido (com ou sem fiança), ainda, durante a audiência de custódia que, por sua vez, deve ocorrer no prazo máximo de até 24 horas depois da realização da prisão. Na referida audiência é preciso que estejam presentes o membro do Ministério Público, o acusado e seu advogado.
Qual a finalidade da liberdade provisória?
- A liberdade provisória é um direito, com previsão no art. 5º, inciso LXVI, da Constituição Federal, inclusive. Sua finalidade é impedir ou substituir a prisão cautelar, mas tão-somente a prisão em flagrante legal, no caso. Isso por que se o flagrante for ilegal, o pleito correto será o manejo do relaxamento da prisão.
Qual a diferença entre liberdade provisória e prisão preventiva?
- Liberdade Provisória ou revogação da Prisão Preventiva? Tecnicamente falando, não são a mesma coisa, embora a prática jurídica tenha demonstrado que os advogados e os próprios magistrados acabam não traçando diferença. Se a pessoa está presa por força da prisão em flagrante, o advogado deve formular pedido de liberdade provisória.
Por que o advogado deve apresentar documentos no pedido de liberdade provisória?
- Por isso que o advogado, caso o acusado possua bens imóveis, deve apresentar documentos no pedido de liberdade provisória, pois assim o juiz terá ainda mais uma garantia para analisar se defere ou não a liberdade provisória.
Que documentos podem ser usados na liberdade provisória?
- Existem outros documentos que podem ser usados na liberdade provisória, mas cabe ao advogado saber que neste momento ele não discutirá o mérito da causa, mas sim a possibilidade de liberdade ou não. O mérito será discutido no processo principal.