Como saber se o implante está inflamado?
Índice
- Como saber se o implante está inflamado?
- Quando o implante dentário inflama?
- Quando o implante dói?
- É normal o implante sangrar?
- É normal o parafuso do implante aparecer?
- O que fazer quando o implante é rejeitado?
- É normal implante dentário doer?
- Qual o risco de inflamação do implante?
- Quais são os sintomas da inflamação no implante dentário?
- Quando pode ocorrer a infecção do implante?
- Quais os efeitos colaterais do implante?
Como saber se o implante está inflamado?
Infecção restrita à gengiva que circunda o implante dentário, traz sinais e sintomas semelhantes à gengivite comum – porém mais discretos. Sangramento gengival e discreta vermelhidão e inchaços são os sinais e sintomas mais comuns. É difícil de ser detectada nos estágios iniciais de inflamação.
Quando o implante dentário inflama?
Problemas de longo prazo Ela se desenvolve devido à inflamação crônica no local do implante. De acordo com uma revisão de 2017, a peri-implantite pode levar cerca de 5 anos para progredir e causar sintomas. Esses sintomas geralmente incluem sangramento ou inchaço ao redor do local do implante dental.
Quando o implante dói?
Normalmente o implante não apresenta dor após a cirurgia. Dor pode ser um indicativo que algo não vai bem na cicatrização e deve ser relatado ao dentista.
É normal o implante sangrar?
Diversos causas podem agir juntas ou separadas para causar o sangramento da gengiva em implante dentário. A mais provável é a falha individual tanto na frequência quanto na qualidade de escovação e uso de outros instrumentos para remoção da placa bacteriana junto às gengiva.
É normal o parafuso do implante aparecer?
A exposição do parafuso (espiras) do implante é bastante incomum. Se o implante estiver bem inserido no osso tratamos com regeneração tecidual, enxerto de gengiva, por exemplo. Se o implante foi removido, há necessidade de colocar um outro implante no lugar, nunca o mesmo, normalmente de tamanho/ espessura maior.
O que fazer quando o implante é rejeitado?
Sendo assim, a rejeição do implante não acontece, mas existe a possibilidade da sua perda. Isso se dá quando não ocorre a osseointegração. Nessa etapa do tratamento, o tecido ósseo precisa envolver o implante para que ele fique fixo como uma raiz natural.
É normal implante dentário doer?
Pode ocorrer dor após a colocação de implante dentário ou enxerto ósseo. Por esse motivo, são receitados analgésicos para tomar assim que necessário. Em geral a dor é fraca e controlada com analgésicos, no entanto não é normal sentir dores fortes ou insuportáveis, se ocorrer fale com o implantodontista.
Qual o risco de inflamação do implante?
- Mesmo evitando a perda do osso ou quaisquer outros problemas que vem com próteses e dentaduras, a área ao redor do implante fica ocasionalmente suscetível a inflamações. O risco de inflamação é maior no período pós-operatório imediato, mas a infecção pode ocorrer a qualquer momento.
Quais são os sintomas da inflamação no implante dentário?
- Os principais sintomas associados a esse tipo de inflamação no implante dentário são a vermelhidão e o aumento da sensibilidade. Além disso, sangramentos e dores na região também são características. Já a peri-implantite é um processo inflamatório após implante muito parecido com a doença que recebe o nome de periodontite.
Quando pode ocorrer a infecção do implante?
- A infecção pode ocorrer no período pós-operatório, quando os cuidados devem ser maiores, ou pode ocorrer uma infecção tempos depois do procedimento, trazendo vermelhidão, dor no local do implante, ou mesmo deixando o implante solto.
Quais os efeitos colaterais do implante?
- Durante um período de três anos do uso do implante, as oscilações de humor foram um dos efeitos colaterais mais relatados (5,8%) (13). Em um estudo que avaliou 942 pessoas com implantes em todo o mundo, cerca de 4% deixaram de usá-lo devido a alterações no humor ou na saúde mental, incluindo oscilações de humor, nervosismo e depressão (13).