O que fazer se o inquilino não paga o condomínio?
Índice
- O que fazer se o inquilino não paga o condomínio?
- Quando o inquilino atrasa o condomínio?
- Quais os direitos do inquilino no condomínio?
- Quem paga o condomínio do apartamento alugado?
- Como tirar as dúvidas sobre inquilinos em condomínios?
- Como o condomínio pode cobrar do próprio inquilino?
- Será que o condomínio tem relação jurídica com o inquilino?
- Por que o inquilino não pode participar de assembleias?
O que fazer se o inquilino não paga o condomínio?
Na hipótese do inquilino não pagar a cota condominial, o condomínio poderá exigir o pagamento do locador-condômino, só restando para este o direito de regresso em face do inquilino a fim de que seja ressarcido dos prejuízos sofridos por ele (locador-condômino).
Quando o inquilino atrasa o condomínio?
Quando o atraso do pagamento do condomínio é do inquilino, a cobrança vai para o dono do imóvel, segundo Calistro. Ele afirma que, normalmente, o proprietário é avisado pela administradora sobre a falta de pagamento.
Quais os direitos do inquilino no condomínio?
As despesas que devem ser honradas pelos inquilinos dizem respeito à manutenção e ao dia a dia do condomínio, como:
- Salários e encargos trabalhistas dos funcionários;
- Limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum;
- Consumo de água, luz, esgoto;
Quem paga o condomínio do apartamento alugado?
O que diz a lei Em seu artigo 22, a legislação estabelece que o inquilino deve ficar com as despesas ordinárias do condomínio. Entram nessa categoria todos os custos relacionados à manutenção do edifício, ou seja, ligadas à utilização do local, que geralmente estão inclusas na taxa do condomínio.
Como tirar as dúvidas sobre inquilinos em condomínios?
- Pensando em tirar essas - e outras - dúvidas sobre o assunto, o SíndicoNet trouxe as 15 perguntas mais comuns sobre inquilinos em condomínios para você aprender tudo sobre o assunto! Confira! 1. Inquilino é considerado condômino? O inquilino não é considerado condômino.
Como o condomínio pode cobrar do próprio inquilino?
- Há entendimentos que o condomínio até pode cobrar do próprio inquilino, mas via de regra, é o condômino (proprietário) o acionado nesses casos. Há também uma alternativa para o condomínio não precisar ‘conviver’ com esse morador, como explica André Junqueira.
Será que o condomínio tem relação jurídica com o inquilino?
- Algo importante de se notar é que o condomínio não tem relação jurídica com o inquilino, mas sim com o proprietário. Isso significa que o condomínio, ao reportar problemas de multas, no momento de cobrar, de comunicar sobre assembleias, e até de prestar contas, deve fazê-lo ao proprietário.
Por que o inquilino não pode participar de assembleias?
- CONTRA A PARTICIPAÇÃO: Há especialistas que afirmam que não, que o inquilino não pode participar de assembleias, como é o caso do advogado João Paulo Rossi: “A lei deixa claro quando diz que é direito do condômino votar e participar da assembleia, estando quite com o condomínio.