adplus-dvertising

Tem que assinar o aviso prévio?

Índice

Tem que assinar o aviso prévio?

Tem que assinar o aviso prévio?

A parte que decidir colocar fim ao contrato de trabalho deverá avisar a outra com antecedência mínima de 30 dias. A grande confusão começa agora, é muito comum as pessoas acharem que o aviso-prévio sempre será de 30 dias, o que não é verdade. Para empregados com até um ano de contrato o aviso-prévio será de 30 dias.

O que acontece se o funcionário não quiser cumprir aviso prévio?

E se o funcionário não cumprir o aviso prévio? No caso de o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso prévio, o empregador pode descontar os valores correspondentes ao período. No caso de ser dispensado sem justa causa, se o empregador liberar o empregado do cumprimento, o valor do aviso prévio terá de ser pago.

Quem escolhe como cumprir o aviso prévio?

Após a edição da Lei, quem decide como será cumprido o aviso prévio é o empregador, ele irá decidir como será pago o período em questão. O empregador que não deseja o colaborador trabalhando no período do aviso prévio, deve dispensá-lo no período em questão, indenizando o colaborador.

Como funciona o aviso prévio em 2020?

O aviso prévio de 30 dias (trabalhado ou indenizado) fica garantido para qualquer trabalhador que tiver até um ano de vínculo empregatício na empresa. Para quem tem um ano completo ou mais, caso a rescisão do contrato ocorra por iniciativa da empresa, sem justa causa, o período pode se estender para 90 dias.

Postagens relacionadas: