Como vive uma pessoa com insuficiência cardíaca?
Como vive uma pessoa com insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca é uma doença que reduz a expectativa de vida. A partir do diagnóstico, cerca de 50% dos pacientes morrem em até cinco anos. Pessoas que têm sintomas graves ou que tiveram internações por algum problema cardiovascular apresentam taxa de sobrevida ainda menor: 50% morrem após um ano.
Qual a hipótese de um coração fraco?
- Outra hipótese é a freqüente ocorrência de derrames cerebrais entre pacientes com insuficiência cardíaca. Um coração fraco aumenta a chance de formação de pequenos coágulos de sangue que podem “escapar” para as artérias cerebrais, causando um derrame cerebral.
Por que o coração fica enfraquecido?
- Trata-se de uma condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades, o que acaba gerando a retenção de líquido.
Qual a prevalência de um coração fraco?
- Um coração fraco aumenta a chance de formação de pequenos coágulos de sangue que podem “escapar” para as artérias cerebrais, causando um derrame cerebral. Estudos evidenciam uma prevalência de derrame cerebral de até 35% entre pacientes com insuficiência cardíaca.
Como funciona o coração?
- O coração é considerado uma máquina perfeita: ele executa um bombeamento de aproximadamente 100 mil contrações por dia, fazendo circular o sangue pelo organismo. Assim mantém a vitalidade de todos os órgãos e tecidos.