Qual é o nome oficial da vitamina C?
Índice
- Qual é o nome oficial da vitamina C?
- O que significa a vitamina C?
- Quais as principais características da vitamina C?
- Porque a vitamina C tem esse nome?
- Qual a cadeia da vitamina C?
- Qual é a função da vitamina C?
- Quais são os efeitos da vitamina C?
- Como extrair a vitamina C?
- Como a vitamina C previne o escorbuto?
- Como é possível garantir a vitamina C?
- Quais são os alimentos ricos em vitamina C?
- Qual a deficiência de vitamina C?
- Quando começou a falta de vitamina C na britânica?
Qual é o nome oficial da vitamina C?
(5R)-[(1S)-1,2-Dihydroxyethyl]-3,4-dihydroxyfuran-2(5H)-one Ácido ascórbico/IUPAC
O que significa a vitamina C?
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um micronutriente naturalmente presente nos alimentos, especialmente as frutas cítricas, como a acerola ou a laranja, por exemplo.
Quais as principais características da vitamina C?
Características da vitamina C A vitamina C é hidrossolúvel e termolábil, ou seja, é solúvel em água e não suporta grande variação de temperatura. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, o corpo não a armazena em quantidade adequada no nosso organismo, necessitando, assim, que o seu consumo seja diário.
Porque a vitamina C tem esse nome?
Ácido ascórbico é o termo comumente utilizado para identificar a vitamina C. Esse nome foi dado porque a deficiência desse ácido no organismo provoca uma doença chamada escorbuto.
Qual a cadeia da vitamina C?
O ácido ascórbico possui fórmula química C6H8O6. Essa vitamina pertence a um grupo orgânico chamado de lactonas que são ácidos carboxílicos que se transformam em ésteres cíclicos, ou seja, ésteres de cadeia fechada que perderam água espontaneamente.
Qual é a função da vitamina C?
A vitamina C é muito importante para o nosso organismo e está relacionada com a produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imune. A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel muito importante para o nosso organismo.
Quais são os efeitos da vitamina C?
A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico (contra resfriados, por exemplo). A carência de vitamina C é responsável pelo escorbuto, no adulto, e pela doença de Barlow, em crianças.
Como extrair a vitamina C?
Alimentos ricos em vitamina C
- Brócolis - 122 mg;
- Couve - 108 mg se estiver crua e 46mg se estiver cozida;
- Pimentão amarelo - 127 mg;
- Caju - 200 mg;
- Goiaba - 228 mg;
- Mamão - 61 mg;
- Manga - 43 mg;
- Acerola - 1.800 mg;
Como a vitamina C previne o escorbuto?
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um importante antioxidante que participa de várias reações no organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, deve-se ingerir diariamente de 30 mg a 60 mg de vitamina C. Entretanto, a ingestão de apenas 10 mg da vitamina é suficiente para evitar o escorbuto.
Como é possível garantir a vitamina C?
- O organismo humano não é capaz de sintetizar naturalmente a vitamina C. Por essa razão, é preciso garantir a vitamina por meio de alimentação e/ou suplementação. A vitamina C é absorvida em sua quase totalidade no intestino delgado, por meio de um mecanismo de transporte ativo.
Quais são os alimentos ricos em vitamina C?
- Alimentos cítricos, por exemplo, são importantes fontes de vitamina C. Como exemplo de alimentos ricos em vitamina C, podemos citar a goiaba, limão, pimentão verde, salsa, brócolis, couve, entre outros. Além dos vegetais, carnes e leites também possuem vitamina C, mas a quantidade é bem reduzida.
Qual a deficiência de vitamina C?
- Deficiência de vitamina C A deficiência de vitamina C está relacionada com o desenvolvimento de escorbuto. Essa doença apresenta como principais sintomas: manifestações hemorrágicas, gengivas doloridas, dentes frouxos, inchaço nas articulações, fadiga, alterações na pele, e aumento de infecções.
Quando começou a falta de vitamina C na britânica?
- Seu trabalho foi publicado em 1753, e, em 1795, passou-se a adotar a obrigatoriedade de ingestão de sumo de frutos cítricos pela marinha britânica. Além de provocar o escorbuto, a falta de vitamina C relaciona-se com o retardo na cicatrização de feridas.