Como diagnosticar leptospirose em cães?
![Como diagnosticar leptospirose em cães?](https://i.ytimg.com/vi/zX3q1_Pmoco/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDY8xwxcVW9zrpEdJOVHH80W7WAjg)
Como diagnosticar leptospirose em cães?
Sintomas da leptospirose
- Vômitos e diarreia;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Urina escura (cor de coca-cola) ;
- Ulceras bucais;
- Cor amarelada nas mucosas dos olhos e da boca;
- Debilitação geral do animal.
Como descobrir se está com leptospirose?
Quais são os sintomas da Leptospirose?
- Febre.
- Dor de cabeça.
- Dor muscular, principalmente nas panturrilhas.
- Falta de apetite.
- Náuseas/vômitos.
Como fazer o diagnóstico da leptospirose no cachorro?
- Há três maneiras de diagnóstico da leptospirose em cães. A primeira é por uma amostra de sangue do animal para identificar se há a presença de anticorpos específicos que combatem a doença. Também é possível realizar em exame PCR, em que se busca detectar o DNA da bactéria causadora da leptospirose no sangue do cachorro.
Qual a causa da Leptospirose em cães?
- A leptospirose em cães é causada pela bactéria leptospira, que pode entrar pelo organismo do animal através da pele ou ingestão. Essa bactéria é comumente encontrada em ambientes úmidos, pantanosos ou em água parada.
Como tratar a leptospirose canina?
- Uma vez que a leptospirose canina é certificada, o tratamento é iniciado de acordo com a gravidade do problema. Em geral, são ministrados antibióticos para tratar a infecção e monitorar a sua recuperação. Outras medidas podem ser requisitadas conforme as condições do seu cachorro.
Como é feito o tratamento da leptospirose?
- O tratamento da leptospirose é realizado com potentes antibióticos que inibem e eliminam a Leptospira. Em paralelo, medicamentos de suporte com foco nos órgãos debilitados também devem ser aplicados, assim como suplementos e uma dieta específica e especial, levando em consideração que o trato gastrointestinal possa estar comprometido.