É normal ter escape tomando anticoncepcional contínuo?
É normal ter escape tomando anticoncepcional contínuo?
Todo o anticoncepcional de uso contínuo pode gerar escapes menstruais, principalmente nos primeiros 3 meses. As mulheres como miomas, pólipos, adenomiose e infecção pode ter mais escapes menstruais.
Porque tem escape tomando anticoncepcional?
Isso acontece porque a pílula proporciona ao seu corpo certo nível de hormônios que acabam descendo inesperadamente. O sangramento de escape é comum e muitas vezes imprevisível com o DIU hormonal, com o implante contraceptivo, com a injeção contraceptiva e com a minipílula (pílula contendo apenas progestina) (5).
Quando ocorre o escape da pílula anticoncepcional?
- Segundo a ginecologista, o escape provocado pela pílula anticoncepcional é mais frequente em dois momentos: no início do uso (durante o processo de adaptação do organismo feminino à nova combinação hormonal) e quando a mulher já utiliza o método contraceptivo há muito tempo (especialmente quando há o hábito de emendar as cartelas da pílula ).
Quando ocorre o sangramento de escape do anticoncepcional?
- Nesses casos, os sangramentos de escape ocorrem com mais frequência nos primeiros 3 meses de uso do anticoncepcional. Porém, com o tempo, o spotting torna-se esporádico e raramente ocorre em mulheres que tomam a pílula há mais tempo. Vale lembrar que o sangramento de escape não é um sinal de que o anticoncepcional falhou.
Qual o uso do anticoncepcional?
- Uso do anticoncepcional: o sangramento de escape tomando anticoncepcional é bastante comum, especialmente no início do uso do medicamento ou em mulheres que já utilizam o método contraceptivo hormonal há muito tempo.
Qual o tratamento adequado para o escape menstrual?
- Ao primeiro sinal de anormalidades, como fluxo maior e mais longo, ou mesmo se esses sintomas persistirem por bastante tempo, o ideal é buscar o auxílio de um especialista, que irá examiná-la e indicar um tratamento adequado. O escape menstrual nada mais é do que um sangramento irregular que ocorre fora do fluxo esperado no ciclo menstrual¹,².