O que acontece quando um aneurisma se rompe?
O que acontece quando um aneurisma se rompe?
O principal risco do aneurisma é a sua ruptura com conseqüente hemorragia na "capa" do cérebro (meninge) causando a hemorragia subaracnóide. Quando o aneurisma rompe dentro da massa cerebral causa o hematoma. Estas situações são, popularmente, conhecidas como "Derrame cerebral".
Qual o risco de romper um aneurisma?
- O risco de um aneurisma romper aumenta com o envelhecimento, especialmente após os 50 anos, porque as paredes das artérias ficam mais frágeis e, por isso, podem acabar rompendo com a pressão do sangue.
Será que um aneurisma cerebral se rompe?
- Isso pode interromper o fluxo sanguíneo para as células do cérebro e provocar um derrame, além de causar outros danos e morte celular. Quando um aneurisma cerebral se rompe, geralmente ocorre uma hemorragia subaracnóidea, que é justamente o vazamento de sangue para o tecido cerebral ao redor do aneurisma.
Quando deve ser tratado o aneurisma que rompeu?
- O aneurisma que rompeu deve ser tratado imediatamente após a sua descoberta, pois tem alto índice de nova ruptura nas primeiras 48 horas. A segunda ruptura é quase sempre fatal. Estima-se que 30% das pessoas que apresentam ruptura do aneurisma morrem sem ter tempo de receber atendimento médico.
Quais as sequelas do rompimento do aneurisma?
- Possíveis sequelas do rompimento do aneurisma A maior complicação do rompimento do aneurisma é o risco de morte, já que a hemorragia interna causada pelo rompimento pode ser difícil de parar, mesmo com o tratamento adequado.