Como informar o óbito ao INSS?
Índice
- Como informar o óbito ao INSS?
- É preciso dar baixa no INSS?
- Quando o aposentado morre a aposentadoria fica para a esposa?
- Como solicitar o cancelamento da aposentadoria após morte?
- Quando deve informar o INSS sobre a morte de um aposentado?
- Qual a duração da aposentadoria do falecido?
- Como cancelar a aposentadoria de um beneficiário que veio a óbito?
Como informar o óbito ao INSS?
Quem informa o óbito de um aposentado ao INSS é o cartório de registro civil no momento da lavratura da certidão de óbito. Se por qualquer motivo houver um erro nessa comunicação e o INSS não fizer o registro de forma adequada, a família também pode comunicar o óbito pelo sistema Meu INSS (clique aqui).
É preciso dar baixa no INSS?
Uma das dúvidas mais recorrentes durante esse processo é se quando um aposentado morre tem que dar baixa no INSS. ... Para evitar problemas, é importante que a própria família do falecido vá até a Agência de Previdência Social e informe o óbito, para o cancelamento do benefício.
Quando o aposentado morre a aposentadoria fica para a esposa?
Por exemplo, se uma mulher recebe uma pensão por morte do seu cônjuge falecido e casa novamente com outro segurado do INSS, ela não perde a sua pensão por morte. Contudo, se este segundo cônjuge também vier a falecer, esta mulher não pode receber pensão por morte dos dois cônjuges pelo INSS.
Como solicitar o cancelamento da aposentadoria após morte?
- Você DEVE requerer o cancelamento da aposentadoria após morte do beneficiário. Inicialmente, após o falecimento de uma pessoa, o primeiro passo é comparecer ao cartório e solicitar a emissão da Certidão de óbito. Ao proceder à emissão deste documento, o Cartório tem o dever legal de comunicar ao INSS o falecimento do aposentado ou de qualquer ...
Quando deve informar o INSS sobre a morte de um aposentado?
- Por lei, os cartórios devem informar ao INSS até o dia 10 de cada mês, as mortes ocorridas no mês anterior. Geralmente após ser informado sobre a morte de um aposentado, o INSS realiza o levantamento dos valores depositados na conta deste aposentado, para evitar fraudes e saques por pessoas que não tem direito a estes valores.
Qual a duração da aposentadoria do falecido?
- É importante ressaltar que a pensão por morte na maioria dos casos não é vitalícia - sua duração vai depender do tempo de contribuição do falecido e da idade do dependente quando houve o óbito. Se pretende ler mais artigos parecidos a Aposentadoria do falecido: quem tem direito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.
Como cancelar a aposentadoria de um beneficiário que veio a óbito?
- Veja que o cancelamento da aposentadoria de um beneficiário que veio a óbito é muito importante, justamente para que os familiares não continuem recebendo o benefício de forma indevida.