O que fazer quando o advogado não repassa o dinheiro?
O que fazer quando o advogado não repassa o dinheiro?
Sendo bem direto aqui: é dever do advogado que recebe dinheiro de acordo judicial repassar o valor integral ao cliente. Caso isso não aconteça, o profissional comete o delito de apropriação indébita e, nesse caso, a prática ultrapassa o mero “desacerto civil” e entra na esfera criminal.
Quando o advogado deixa de repassar o valor recebido ao seu cliente?
- Quando o advogado deixa de repassar ao seu cliente o valor recebido em uma ação judicial uma grave lesão de direitos se instala, perde-se a principal característica de uma relação entre advogado e cliente, a confiança.
Qual a relação do advogado e cliente?
- A relação advogado e cliente é uma relação que se aproxima demais de um casamento: ou tem confiança ou nada dá certo. Parafraseando Nietzsche: a relação do advogado e cliente é uma longa conversa.
Por que o advogado quebra a confiança do cliente?
- O advogado que quebra a confiança do cliente, deixando de lhe repassar valores de seu cliente, comete infração ética profissional, e crime de apropriação indébita, porque fere objetiva e subjetivamente a relação de confiança, causando decepção, desconforto íntimo e transtorno a quem deveria proteger.
Qual a conduta do advogado de crédito do seu cliente?
- Caracteriza abalo moral indenizável a retenção indevida pelo advogado de crédito do seu cliente. Tal conduta traz consigo diversos aborrecimentos e transtornos, sendo certo que não há qualquer justificativa para a conduta do advogado que retém indevidamente valores que deveria repassar imediatamente ao seu cliente.