Como trabalhar os erros ortograficos dos alunos?
Índice
- Como trabalhar os erros ortograficos dos alunos?
- O que se trabalha na ortografia?
- O que são dificuldades Ortograficas?
- Qual a melhor maneira de ensinar ortografia?
- Quais são os conteúdos de ortografia?
- Será que o aluno não lê ou não consegue escrever qualquer palavra?
- Por que o aluno é muito bom?
- Como pensar sobre as situações de leitura para o aluno?
- Como perceber as diferenças entre a fala e a escrita?
Como trabalhar os erros ortograficos dos alunos?
Música e ortografia podem ser uma ótima combinação. Escolha a regra que pretende trabalhar e proponha que as crianças transcrevam os versos ou completem lacunas enquanto ouvem o cantor. "Assim é possível direcionar a discussão em torno da regra que se quer reforçar", explica Virgínia Balau.
O que se trabalha na ortografia?
A ortografia é o conjunto de regras que normatiza a escrita das palavras, promovendo a preservação do código, que é a nossa língua portuguesa. Ortografia é o sistema no qual a escrita das palavras está convencionalizada. Graças a ela, a grafia dos vocábulos é preservada e sistematizada.
O que são dificuldades Ortograficas?
A dificuldade na competência ortográfica da criança surge quando esta não consegue incorporar as facetas da linguagem escrita e não consegue interagir com idioma escrito em toda a sua multiplicidade textual, isto é, não consegue aprimorar habilidades que já possui e desenvolver novas capacidades acerca da apropriação ...
Qual a melhor maneira de ensinar ortografia?
O ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética – de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos.
Quais são os conteúdos de ortografia?
A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita. Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.
Será que o aluno não lê ou não consegue escrever qualquer palavra?
- Será que ele não escreve o que lê ou não consegue escrever qualquer palavra, mesmo que tenha feito a leitura? Para conseguirmos sair desse lugar cheio de pontos de interrogação, teremos de avaliar o que esse aluno realmente sabe sobre a leitura e a escrita. Nesse sentido, acredito que uma investigação focada em diferentes atividades poderá ajudar.
Por que o aluno é muito bom?
- O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão. O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Como pensar sobre as situações de leitura para o aluno?
- Tenho dois pontos a destacar: primeiro, é preciso pensar sobre as situações de leitura que estão sendo apresentadas para o aluno e, segundo, refletir acerca das relações entre ler e escrever.
Como perceber as diferenças entre a fala e a escrita?
- Observar se os alunos perceberam as diferenças entre a forma de falar e de escrever e se compreenderam que a norma culta facilita a comunicação entre os falantes da língua. Verificar se os alunos foram capazes de fazer a lista de palavras, identificando as diferenças entre a fala e a escrita.