O que acontece se o testículo do bebê não descer?
Índice
- O que acontece se o testículo do bebê não descer?
- É normal o testículo não descer?
- Como descer o testículo do bebê?
- Porque os testículos sobem e descem?
- Como é feita a cirurgia para descer o testículo?
- Como saber se os testículos desceram?
- Porque o saco do bebê incha?
- Quando os bebês vão nascer com o testículo?
- Por que o testículo não desce?
- Como é a cirurgia para testículo que não desceu?
- Por que os testículos não vão para o lugar certo?
O que acontece se o testículo do bebê não descer?
A criptorquidia é uma situação em que os testículos do bebê não descem para o escroto, permanecendo na região abdominal, o que pode aumentar o risco de hérnias, torção e câncer de testículo.
É normal o testículo não descer?
A conduta mais comum é o médico esperar até a criança ter 1 ano para ver se o testículo (ou testículos) que não desceram se corrige sozinho. Trata-se de um problema denominado criptorquia ou criptorquidia, quando o testículo não desce para o seu local definitivo, a escrotal, até o nascimento.
Como descer o testículo do bebê?
O processo cirúrgico é simples, com o bebê tomando uma anestesia geral e o médico levando o testículo até o lugar onde ele deve estar. Dependendo do nível do problema, é possível que a cirurgia seja feita em fases e que demore um pouco mais do que o esperado.
Porque os testículos sobem e descem?
Isso acontece especialmente porque cada testículo está ligado à região abdominal através de um músculo conhecido como cremaster. Esse músculo pode contrair involuntariamente várias vezes durante o dia, quer seja estimulado para isso ou não, fazendo com que os testículos subam.
Como é feita a cirurgia para descer o testículo?
Para testículos palpáveis, a cirurgia consiste no adequado posicionamento do testículo na bolsa testicular, podendo ser feita tanto por via inguinal quanto por via escrotal, dependendo do posicionamento do testículo criptorquídico.
Como saber se os testículos desceram?
Quando notamos, logo no nascimento, que os testículos não estão no escroto, precisamos identificar em qual lugar ele está. Como na grande maioria das vezes o testículo está no canal inguinal, basta que façamos uma boa palpação da região da virilha para senti-lo.
Porque o saco do bebê incha?
Hidrocele é o acúmulo de líquido dentro da túnica vaginal do testículo (popularmente conhecido como o “saquinho” dos meninos). As hidroceles podem ser comunicantes com a cavidade abdominal, residuais ou associadas às hérnias inguinais. Este problema costuma provocar inchaços e é bastante comum entre recém nascidos.
Quando os bebês vão nascer com o testículo?
- Nem todos os bebês meninos vão nascer com o testículo já na bolsa escrotal (o saquinho do bebê). Em cerca de 8% dos casos, o testículo vai descer depois do nascimento dos pequenos. Assim, quando os bebês nascem, a bolsa escrotal está vazia, ou seja, o saquinho do bebê está vazio.
Por que o testículo não desce?
- O que ocorre é que conforme se aproxima do momento do nascimento, no caso da maioria dos meninos o testículo irá descer e ficar na bolsa escrotal. Quando o testículo não desce, ele costuma ficar ou na cavidade abdominal ou no canal de descida do testículo. O testículo pode não descer de duas maneiras.
Como é a cirurgia para testículo que não desceu?
- Como é a cirurgia para testículo que não desceu? Há perigo se o testículo que não desceu ficar sem tratamento? Quando o testículo não desce para o seu local definitivo, o saco ou bolsa escrotal, o médico pode indicar uma cirurgia, dependendo da evolução do caso.
Por que os testículos não vão para o lugar certo?
- Ninguém sabe ao certo por que os testículos não vão para o lugar certo. A descida dos testículos ocorre numa fase tardia da gravidez, por volta do sétimo mês.